O álcool faz você engordar? – Descubra como não engordar com álcool


Você costuma beber álcool e se sente mais inchado? Se você quer saber se o álcool deixa a barriga gorda, inchada ou se é um mito, em Recipes Free, vamos resolver todas as suas dúvidas e explicar como não engordar . Assim, antecipamos que a chave está no modo de consumir bebidas alcoólicas, de combiná-las e, é claro, da constituição física de cada pessoa.

Continue lendo e descubra conosco se o álcool engorda ou não e como evitar ganhar peso bebendo bebidas desse tipo.

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O álcool engorda ou é um mito?

Com base na teoria de que o álcool engorda , a regra quase geral parece ditar que, quanto maior o grau de álcool, maior o número de calorias; no entanto, a coisa não é tão fácil quanto parece a olho nu. Porque Porque, além do fato de existirem muitos tipos de dietas para emagrecer (baixa em carboidratos, baixa em gordura, baixa em calorias, baixa em proteína, etc.), você também deve considerar outros aspectoscomo: os alimentos que você consome quando bebe bebidas alcoólicas, a maneira como consome álcool, a combinação de bebidas, os ingredientes das bebidas, as peculiaridades do seu corpo, as características da bebida, os graus de álcool que eles contêm, entre muitos outros aspectos. Se você levar esses fatores em consideração, você já venceu parte da batalha para manter uma figura esbelta.

No entanto, apesar do fato de muitas bebidas alcoólicas terem altos graus de álcool e zero nutrientes (as famosas calorias vazias), você também pode encontrar outras bebidas intoxicantes com algumas contribuições nutricionais e grandes benefícios para o corpo. Por esse motivo, muitos médicos apóiam o consumo controlado de certas bebidas alcoólicas , mas não antes de alertar sobre os danos causados ​​por seus excessos. O interessante é que bebidas como o vinho podem ajudá-lo a perder peso, consumido adequadamente e sem ser tão importante a contagem calórica em si.

Devido a tudo isso, atualmente existe uma grande controvérsia sobre se as bebidas alcoólicas engordam ou não. Essa controvérsia se concentra em descobrir se o álcool engorda (contagem calórica) ou se é devido à maneira como você o consome e aos danos que isso pode produzir no corpo (refletido na obesidade e em outros problemas).

Teorias que dizem que o álcool não engorda

No livro The Good News About Booze [1] , o jornalista britânico Tony Edwards recolhe vários argumentos a favor da “nova” tese de que o álcool não engorda. Este livro reúne muitas investigações sérias, de vários cientistas reconhecidos como Gary Taubes ou Richard Wrangham que contribuem com esse novo ângulo do assunto, que já durante os anos 90 do professor da Universidade de Harvard, Charles Lieber, expôs em suas investigações.

Edwards expõe e defende as teses de outros disseminadores e cientistas em seu livro. Personalidades como Gary Taubes (“Como ganhamos peso e o que fazer com isso” [2] ) e Richard Wrangham, fornecem declarações como :

  • A idéia de que todas as calorias são iguais e que todos os alimentos engordam está desatualizada, pois não há evidências científicas sólidas.
  • Há um erro no sistema que usamos para contar calorias; Essa falha se aplica à maioria dos alimentos.
  • O fato de armazenar essas gorduras como gorduras ou de queimá-las depende de comer ou beber carboidratos com álcool, algo que fazemos regularmente. Para esclarecer o argumento de Taubes, podemos dizer que o álcool aumenta a produção de gordura no fígado, mas isso não implica que produz o restante da gordura corporal. No entanto, pode causar efeitos nocivos ao órgão se a ingestão de bebidas intoxicantes for excedida e, portanto, afetará as funções do fígado, causando uma possível tendência à obesidade. Finalmente, o álcool não engorda, o que faz você engordar é a maneira de beber ; Com isso e os argumentos anteriores, a contagem de calorias perderia sua validade.

Por fim, outros estudos a favor dessa teoria são documentados pela Universidade Federal Fluminense do Brasil e pela Universidade de Austin, nos EUA. Durante algumas experiências realizadas em 2004 e 2008, respectivamente, dois roedores receberam álcool com a mesma dieta. O resultado? Não houve alteração em seu peso, o que apóia a tese de que o álcool não influencia o peso. O que você acha que o álcool engorda ou não? Você fica com a tese mais difundida ou com essa “nova” teoria?

Como não engordar bebendo álcool

Agora que sabemos que o álcool engorda se consumido de forma inadequada, veremos abaixo as melhores recomendações para evitar aumentar o seu peso e saber como beber corretamente :

  • Não beba com o estômago vazio.
  • Combine bebidas alcoólicas corretamente.
  • Escolha combinar álcool com ingredientes naturais, mantendo o equilíbrio.
  • A forma física de cada pessoa influencia a absorção e assimilação do álcool.
  • Tenha cuidado com nozes e outros alimentos salgados ao beber álcool.
  • Consumo moderado e seu corpo agradecerá.

Nas seções a seguir, explicaremos detalhadamente cada ponto.

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Jejuar, álcool faz você ficar mais gordo

Seja bebidas ou bebidas alcoólicas para dieta, se você as consumir com o estômago vazio, o corpo as absorve mais rapidamente , porque não há outro produto para processar. Além disso, se você fizer isso regularmente, com o tempo poderá danificar seu sistema digestivo, causando úlceras ou outras doenças.

Por outro lado, deve-se notar que as bebidas destiladas possuem mais calorias devido à alta concentração de álcool que possuem. Por exemplo, uísque ou vodka são mais calóricos que vinho e cerveja. Isso, juntamente com seu consumo em jejum, resulta em uma bomba em todos os sentidos para o organismo.

Para evitar que o álcool engorde, combine-o adequadamente

Algumas bebidas alcoólicas contêm carboidratos em diferentes proporções . Se você combinar inadequadamente essas bebidas com outros alimentos, adicionar ingredientes inadequados aos coquetéis, como açúcares, ou consumir excessivamente esses tipos de bebidas, criará uma bomba calórica. O fato de armazenar gorduras no corpo ou queimá-las depende de você comer ou beber carboidratos junto com o álcool.

Além disso, evite beber álcool combinado com sucos, refrigerantes ou açúcar. Bebidas alcoólicas combinadas com refrigerantes, sucos, misturas de bebidas em pó, entre outras, aumentam muito sua ingestão calórica para o corpo, graças à quantidade significativa de açúcar que esses ingredientes possuem. Lembre-se, se o suco for industrial, a quantidade de açúcar será maior do que se você usar sucos naturais. Ele prefere o natural como frutas, ervas ou vegetais, para que as bebidas sejam mais saudáveis ​​e saborosas. Lembre-se de que algumas frutas têm altos níveis de açúcar (carboidratos simples), o que não é benéfico para qualquer dieta se você as combinar com álcool. Se você usa bebidas com adoçantes, descubra as vantagens e desvantagens do produto (por exemplo, aspartame) e sempre pergunte ao nutricionista sobre a questão.

O álcool faz você engordar?  - Descubra como não engordar com álcool - Para impedir que o álcool engorde, combine-o corretamente

O tamanho das pessoas também influencia a absorção de álcool

Pessoas com maior estatura sofrem menos com os efeitos imediatos do consumo excessivo de álcool, mesmo que ingeram a mesma dose que alguém de menor estatura. O que causa isso? Que pessoas de maior altura consomem mais álcool porque não se sentem bêbadas, portanto também consomem mais calorias.

Por outro lado, cada organismo assimila o álcool de maneira diferente . Cada corpo é um mundo, por isso é importante considerar certas variantes ao beber álcool: sexo, idade, tamanho corporal (altura e peso), estado de saúde, genética, casos excepcionais (variáveis), etc. Todos esses fatores afetam diretamente o metabolismo do álcool em nosso corpo, o que implica diferentes reações à bebida. Por exemplo, se você tem fígado gorduroso, pode metabolizar o álcool mais lentamente e isso será refletido na sua figura.

A ingestão de álcool inibe a perda de peso

Por que isso acontece? Porque o corpo queima álcool antes de mais nada . Em outras palavras, o fígado é responsável pelo processamento do álcool ingerido para queimá-lo, mas não pode processar as gorduras que o corpo precisa descartar ao mesmo tempo. Ou seja, você não pode realizar as duas atividades ao mesmo tempo; consequentemente, se você consumir alimentos muito calóricos (gorduras ou carboidratos) juntamente com bebidas alcoólicas que engordam ou excedem a bebida, você ganhará peso. Por outro lado, bebidas intoxicantes também afetam o sistema hormonal, que aumenta o apetite e dificulta o controle do peso.

Assista a comida que você come enquanto bebe álcool

Nesse sentido, elimine as nozes salgadas enquanto bebe bebidas alcoólicas. Comer alimentos muito apimentados, nozes salgadas ou salgadinhos (batatas fritas, banana frita , palitos, etc.) aumenta a sede porque o corpo fica desidratado, tanto por álcool quanto por alimentos, o que eventualmente causa consumir mais álcool. É interessante mencionar que esse truque é muito eficaz em bares, porque ao colocar algumas nozes salgadas (geralmente amendoim ou amendoim), faz com que os clientes consumam mais bebidas alcoólicas.

Da mesma forma, álcool e sobremesas são a pior combinação possível. Embora haja um ditado popular que diz: “bêbado não come doce”, alguns bebedores apostam nesse dueto. No entanto, consumir álcool e doces ao mesmo tempo não é aconselhável por três razões: primeiro, repita o que acontece com alimentos salgados, porque isso o deixa com mais sede e bebe demais; segundo, a combinação de álcool e carboidratos simples e complexos produz uma bomba calórica; terceiro, à medida que o nível de glicose no sangue aumenta, a energia (manequim) aumenta e você se alegra e, portanto, bebe demais.

Para saber como não engordar, evite ingerir carboidratos enquanto bebe . Carboidratos complexos (pão, macarrão, arroz, batatas fritas, etc.) aumentam o nível de açúcar no sangue. Então, quando você bebe bebidas alcoólicas, opte por alimentos ricos em proteínas e gorduras saudáveis . Refeições como ceviches, espetos de carne ou frango, sementes, azeitonas ou guacamole caseiro são excelentes bebidas, sejam bebidas alcoólicas para dieta ou não, porque são gorduras saudáveis. No caso específico do vinho tinto (e outros vinhos), esse tipo de gordura aumenta os benefícios desta bebida.

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O vinho é melhor durante e após a refeição do que sozinho

Sim, com exceção de outras bebidas alcoólicas que engordam vinho tinto, é melhor durante ou após a refeição, contribuindo assim para a perda de peso, pois se você a ingere, apenas a assimila. Além disso, esta bebida durante as refeições aumenta os níveis de ácidos graxos ômega 3 no corpo, favoráveis ​​à perda de peso. Alguns dados, ainda não confirmados, também sugerem que o cronograma pode ajudar a aumentar os benefícios do vinho; portanto, o jantar é o melhor momento para tomar uma bebida.

Primeiro de tudo, consuma álcool com moderação

Como com todos os alimentos e bebidas, o importante é moderação. O excesso de álcool é sempre prejudicial , uma vez que pode engordarte, desnutrirte ou doente. Lembre-se de que a maioria das bebidas alcoólicas não fornece nutrientes, apesar de calorias (calorias vazias), apenas um grupo muito pequeno fornece alguns nutrientes. Por que isso? Como o processo de fermentação e o processo de destilação (dependendo da bebida), os nutrientes são perdidos, parcial ou totalmente.

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Referência:
 As Boas Novas Sobre a Bebida