O chá verde faz bem à sua pele – veja como usá-lo


Para os maiores benefícios de proteção da pele e anti-acne (sim, sério!), Você vai querer aplicar o chá verde topicamente.

Não basta apenas beber seu chá – ensaboá-lo na pele também se tornou uma tendência. Chock-a-block com antioxidantes, você pode encontrar o ingrediente adicionado a tudo, desde máscaras a hidratantes e muito mais.

No geral, o chá verde oferece vários benefícios para a pele. “Adoro chá verde. É o antioxidante tópico mais estudado”, diz Leslie Baumann, MD , dermatologista cosmética em Miami, Flórida. O composto de plantas em estrela do chá é a epigalocatequina-3-galato – o que você sem dúvida ouviu falar em seu nome mais comum: EGCG.

Antioxidantes, como os do chá verde, são importantes para a saúde da pele: eles ajudam a proteger a pele dos radicais livres (de coisas como raios UV), mostram as pesquisas . Os radicais livres são flagelos desagradáveis ​​que aceleram os sinais de envelhecimento, como linhas finas, pele flácida e descoloração. A inclusão de um bom antioxidante como o chá em sua rotina de cuidados com a pele pode ajudar a manter a pele macia, flexível e uniforme. (Saiba mais sobre os melhores alimentos ricos em antioxidantes para comer .)

O chá verde pode ajudar com a acne?

O chá pode caber em um regime anti-acne. Uma pesquisa preliminar em 2017 no Journal of the American Academy of Dermatology analisou a pele de pacientes adultos com acne usando um produto tópico que continha chá verde e cafeína; depois de duas semanas, houve uma redução nas bactérias que causam surtos, e os participantes disseram que sua pele parecia mais clara. Outras pesquisas mostram que a aplicação de chá verde pode reduzir a produção de sebo (óleo) na pele para manter os poros limpos.

O chá verde pode reduzir a inflamação que deixa as espinhas tão vermelhas e irritadas, diz Baumann. Além do mais, se você achar que os produtos anti-acne (como retinoides ou peróxido de benzoílo) deixam sua pele seca, vermelha e descamada, a estratificação com um produto de chá pode ajudar a acalmar a pele, para que você possa tolerar melhor esses banidores de primeira classe, notas. Dito isto, o chá verde é mais um tratamento complementar; não substituirá os atuais combatentes de manchas em seu regime, incluindo peróxido de benzoíla, retinoides ou ácido salicílico.

Como escolher o melhor produto de chá verde e quando aplicar

Para que um ingrediente cumpra suas promessas, ele precisa ser capaz de entrar na pele, onde pode começar a trabalhar. Essa é uma boa notícia para o chá. “Sabemos que ele penetra na pele quando uma quantidade suficientemente forte é aplicada”, diz Baumann. Para saber se o seu possui EGCG suficiente (sem você mesmo ser um cientista), o produto deve parecer um pouco marrom, diz ela. “Se não é marrom, provavelmente não é forte o suficiente.”

O chá é solúvel em água, diz Baumann, por isso é melhor usado em toners, soro ou hidratante leve. (Um hidratante leve será mais fino ou escorrendo que um creme.) Pule cremes ou óleos pesados, diz ela.

Quanto a quando usá-lo, você tem opções. Você pode aplicar antioxidantes tópicos de manhã antes do filtro solar para proteção contra os radicais livres que o dia reserva (poluição, UV, luz azul emitida por dispositivos eletrônicos). Sua pele se repara à noite, portanto, usar um chá verde rico em antioxidantes antes de dormir pode ajudar a corrigir os danos. Embora seja ideal aplicar o chá  tanto da manhã quanto da noite, Baumann diz que, se você estiver usando apenas uma vez por dia, faça-o pela manhã para “proteger do sol, que é a pior forma de radicais livres”.

chá verde com limão tiro sobrecarga no fundo branco

Beber chá verde para obter benefícios de beleza

Uma dieta saudável certamente apoia a saúde da pele , e isso pode incluir o chá, que a pesquisa já apontou como combatente do câncer, reforço imunológico e protetor do coração. “Beber chá verde também ajuda a pele, diminuindo a inflamação e os radicais livres. No entanto, não entra muito na pele”, diz Baumann. (Ignore os suplementos de chá verde, pois altas doses podem ser potencialmente prejudiciais para o fígado, alertou a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos no ano passado.)

Dito isto, preparar uma xícara de chá não é suficiente. Para obter os melhores benefícios, a Baumann recomenda beber e aplicar produtos de chá verde à sua pele. Feliz bebendo – e slathering.