O que um instrumentador cirúrgico faz?


Aprenda um pouco mais sobre um dos ramos das ciências da saúde, a carreira em Instrumentação Cirúrgica, o que eles estudam e onde encontrar essa carreira.

Na carreira de Instrumentação Cirúrgica, eles abordam os fundamentos teóricos e metodológicos dos processos de instrumentação cirúrgica nas áreas cirúrgicas hospitalares, alguns dos quais são: instrumentação, assepsia, desinfecção, esterilização e biossegurança.

É um dos ramos das ciências da saúde e seu principal objetivo é capacitar o profissional no uso e no conhecimento teórico e prático das equipes cirúrgicas que permitem melhorar as condições de vida dos pacientes.

Alguns dos temas observados na graduação são: fundamentos cirúrgicos, bacteriologia, epidemiologia, biossegurança, entre outros.

Em que trabalha um profissional em Instrumentação Cirúrgica?

Existem vários cenários em que o profissional da Instrumentação Cirúrgica pode realizar. Os mais reconhecidos são: salas de cirurgia (salas de cirurgia), centros de esterilização, clínicas, hospitais, entre outros, cuja principal função é o acompanhamento e a adequada preparação do material a ser utilizado no processo cirúrgico.

Da mesma forma, o profissional dessa área pode atuar no setor industrial, onde utilizará os conhecimentos adquiridos na elaboração e solução dos elementos hospitalares das cirurgias.

Em geral, o Instrumentador Cirúrgico pode atuar como assistente de cirurgia, administrador da área de saúde, professor, consultor ou pesquisador.