PMs conseguem impedir mulher de cometer suicídio em Salvador


PMs
Foto: Reprodução

Graças a atitude humana, corajosa e heroica de três agentes da Polícia Militar, um suicídio foi evitado em Salvador. O soldado Cristiano Santana Costa, 32 anos, lotado na 19ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Paripe) e outros dois PMs evitaram que uma mulher praticasse suicídio, na noite de sábado (2), no Dique do Tororó em Salvador.

O efetivo realizava uma atividade extra conhecida como Corredor Turístico de Salvador, quando foram informados por um homem sobre uma mulher que havia pulado na água. De imediato os agentes foram verificar o que estava acontecendo e encontraram a mulher, cujo a identidade não foi revelada , já na água. 

“Tentamos convencê-la de sair, mas estava muito alterada. Percebendo que a água estava na região do nariz e a vítima com aparência de afogamento, combinamos que eles continuariam o diálogo, enquanto eu tirava o colete e a arma. Foi aí que pulei no Dique e consegui retirá-la”, contou Cristiano.

Segundo ele, em um breve relato, a vítima disse que tentou se matar porque passa por problemas familiares. Após ser retirada, ela tentou retornar para água, porém foi impedida pelos policiais. Em seguida ela foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O atual estado de saúde da mulher não foi informado.

 

Suicídio

O suicídio foi a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, após os acidentes de carro. Entre os adolescentes de 15 a 19 anos, o suicídio foi a segunda principal causa de óbito entre meninas (após condições maternas) e a terceira principal causa em meninos (após lesões na estrada e violência interpessoal).

Embora os números mundiais estejam em queda, os índices ainda são alarmantes: cerca de 800 mil pessoas acabam com suas vidas todos os anos no mundo, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos.

Em 2003, a OMS instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio e o amarelo a cor escolhida para representar este sentimento.

Setembro Amarelo é uma campanha realizada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) que tem como objetivo incentivar o diálogo sobre o suicídio para a sociedade.