Quais são os benefícios de beber suco de beterraba?


Benefícios para a saúde, usos, efeitos colaterais e muito mais

O suco de beterraba (também conhecido como “suco de roxo”) é rico em nutrientes essenciais, como folato, potássio e vitamina C. É a principal fonte de nitratos, nutrientes também encontrados em vegetais de folhas verdes.

Os benefícios do suco de beterraba

Segundo pesquisas recentes, nitratos inorgânicos no suco de beterraba são convertidos no organismo em nitrito e óxido nítrico, uma molécula envolvida na dilatação dos vasos sanguíneos. Como resultado, o suco de beterraba aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos e o cérebro. Aqui estão alguns dos benefícios do suco de beterraba que foram explorados em estudos científicos.

1) Pressão arterial alta mais baixa

Algumas pesquisas mostram que beber suco de beterraba pode ajudar a diminuir a pressão arterial. Em um estudo de 2015 publicado em Hipertensão, por exemplo, beber 250 mililitros de suco de beterraba diariamente reduz a pressão arterial alta. Após quatro semanas de suco diário de beterraba, os participantes com hipertensão tiveram uma diminuição significativa da pressão arterial em comparação com aqueles que beberam um placebo (suco de beterraba sem nitrato). Além disso, os pesquisadores descobriram uma melhora na função endotelial (o funcionamento do revestimento interno dos vasos sanguíneos). 

2) Desempenho e resistência ao exercício

Frequentemente consumidos pelos atletas para melhorar o desempenho, alguns estudos sugerem que beber suco de beterraba pode ajudar a aumentar a resistência e melhorar o desempenho do exercício. Em um relatório publicado em 2017, por exemplo, os cientistas revisaram 23 estudos publicados anteriormente sobre os efeitos da suplementação com suco de beterraba (isoladamente e em combinação com outros suplementos) na resistência cardiorrespiratória em atletas. Os resultados mostraram que o suco de beterraba melhorou a resistência, aumentou o tempo até a exaustão e pode aumentar o fluxo de oxigênio.

3) Inflamação

O suco de beterraba pode beneficiar pessoas obesas ao conter a inflamação (um fator de risco para doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e câncer), de acordo com um estudo publicado em 2009. O estudo também mostrou que o suco de beterraba pode combater os radicais livres (subprodutos químicos conhecidos danificar o DNA).

Efeitos colaterais

A cor vermelha natural do suco de beterraba pode temporariamente adicionar um tom vermelho à urina e às fezes.A beterraba crua contém altos níveis de oxalatos, substâncias naturais encontradas em muitos alimentos como espinafre, ruibarbo, amêndoas e cacau. Consumir altos níveis de oxalatos pode promover o desenvolvimento de pedras nos rins em algumas pessoas. Embora os níveis mais altos sejam encontrados nas beterrabas (que normalmente não são incluídas no suco de beterraba), as dietas com pouco oxalato geralmente excluem as beterrabas. (Em um estudo , a beterraba fermentada reduziu sua concentração de oxalato.)

O consumo de suco de beterraba pode interferir na maneira como seu corpo metaboliza os medicamentos. De acordo com um relato de caso , uma mulher de 50 anos que tomava metotrexato para psoríase desenvolveu intoxicação por metotrexato após beber suco de beterraba.

Receitas de suco de beterraba

Como o suco de beterraba tem um sabor tão forte, às vezes é misturado com outros sucos (como cenoura, maçã e limão) antes de beber para melhorar o sabor. Aprenda sobre outros ingredientes para usar em sucos.

Resumo

Embora seja muito cedo para recomendar o suco de beterraba como tratamento para qualquer condição, aumentar sua ingestão alimentar de beterraba (bem como outros vegetais ricos em nitrato, como espinafre, rúcula, alface e rabanete) pode ajudar a melhorar sua saúde geral.