Quando você bebe chá de kombucha todos os dias, é isso que acontece com seu corpo


Você provavelmente conhece o chá kombucha se você é doido pela saúde. Essa bebida fermentada e levemente adocicada foi elogiada por seus benefícios à saúde, e celebridades como Gwyneth Paltrow, Reese Witherspoon, Halle Berry e Madonna são conhecidas por serem fãs dessa bebida aparentemente mágica (via  Daily Mail ). No entanto, a ciência ainda está em dúvida se essa bebida é ou não a única coisa que ela deve ser. Como com qualquer coisa que você esteja colocando em seu corpo, você precisa estar ciente de todos e quaisquer riscos e efeitos colaterais potenciais antes de decidir tomar chá de kombucha todos os dias. Em caso de dúvida, um pouco de pesquisa extra não pode prejudicar.

No entanto, se você faz sua pesquisa e ainda deseja testar o chá kombucha, continue lendo para descobrir o que acontece com seu corpo quando você toma chá kombucha todos os dias. Os riscos e os supostos benefícios certamente o surpreenderão!

Se você toma chá kombucha todos os dias, deve saber que o processo de fermentação é a chave para seu sabor único.

O que faz o chá kombucha se destacar das outras bebidas voltadas para a saúde é o processo de fermentação. A fermentação, de acordo com a Healthline , envolve a decomposição de carboidratos em álcool ou ácido por bactérias e leveduras. A bebida é feita a partir da fermentação do chá verde ou preto (ou ambos), juntamente com açúcar, fermento e bactérias. As propriedades de Kombucha vêm de um SCOBY, que significa “colônia simbiótica de bactérias e leveduras”, conforme observado pela  Time .  O SCOBY é misturado com o chá e é reservado para fermentar por uma semana ou mais. Quando o processo termina, o que conhecemos como chá de kombucha é separado do SCOBY e engarrafado para beber.

Relacionado:

Beber chá verde três vezes por semana melhora a saúde do coração

5 razões pelas quais você deve beber chá de gengibre com limão

A fermentação também dá ao kombucha um sabor levemente doce e azedo, de acordo com o  The Kitchn . E se você já notou uma substância estranha e de aparência alienígena na parte inferior do copo quando bebe chá de kombucha, isso também é um subproduto da fermentação do chá. Essa substância é principalmente levedura e, embora pareça engraçada, é segura consumir, de acordo com Mike Burns e Jenni Lyons, do Happy Leaf Kombucha (via The Kitchn ).

Quando você toma chá de kombucha todos os dias, tecnicamente está consumindo um alimento vivo.

O processo de fermentação que cria o chá de kombucha é o que confere à bebida suas propriedades probióticas. O SCOBY, responsável pela kombucha, é uma colônia de bactérias vivas e leveduras. Portanto, tecnicamente, quando você toma chá de kombucha todos os dias, isso significa que você está bebendo uma comida viva , conforme observado por  Bon Appetit .  Bem, tipo isso.

O SCOBY é considerado um organismo vivo devido à presença de leveduras e bactérias. O fermento decompõe ativamente os açúcares do chá em glicose e produz uma variedade de compostos orgânicos que dão ao chá de kombucha seu sabor único (via Real Kombucha UK ). Mas não se preocupe em beber algo “vivo”, desde que seja feito por profissionais.

“A maioria dos alimentos embalados no mercado é processada e pasteurizada e, portanto, bastante direta e consistente”, disse à Bon Appetit a CEO da Health-Ade Kombucha, Daina Trout . “Mas o kombucha está vivo! E os alimentos vivos são muito mais complexos.”

Se você tomar chá de kombucha todos os dias, sua saúde geral poderá melhorar.

O chá Kombucha é uma bebida doce e ácida que é consumida por “milhares de anos”, de acordo com a  Healthline . Embora a origem exata da bebida seja desconhecida, acredita-se que ela tenha raízes na região da Manchúria, que é a parte nordeste da Ásia (via Oxford Companion to Sugar and Sweets ). A bebida é feita a partir da fermentação do chá verde ou preto e é promovida como tendo um efeito positivo em várias doenças por causa dos probióticos e cepas de bactérias encontradas nela.

Devido à presença de probióticos na bebida, se você tomar chá de kombucha todos os dias, poderá experimentar uma melhoria nos seus esforços de saúde digestiva e perda de peso (via Nutrição e Metabolismo ). Além disso, algumas pesquisas sugerem que beber o chá diariamente pode ajudar a gerenciar os níveis de açúcar no sangue, diminuir o risco de doenças cardíacas e apoiar a saúde do fígado (via Healthline ). Estudos até propuseram que pode haver uma ligação entre o consumo de chá de kombucha todos os dias e um risco reduzido de diabetes (via Medicina Alternativa e Complementar da BMC )!

Beber chá de kombucha todos os dias pode dar ao seu corpo os probióticos de que ele precisa para funcionar melhor.

Você pode obter seus probióticos de várias formas diferentes, desde tomar uma pílula diária até consumir alimentos fermentados ou bebidas como o chá kombucha. Seu corpo precisa de probióticos para funcionar de maneira saudável, e obter a dose diária deles pode ajudar a restaurar o equilíbrio natural das bactérias do intestino, o que fornece alguns benefícios para o seu corpo (via Nutrition in Clinical Care ).

Quando seu intestino está desequilibrado, você pode experimentar dores de estômago, alterações de peso, problemas para dormir, pele irritada, doenças auto-imunes e intolerâncias alimentares, como intolerância à lactose ou ao glúten, de acordo com a  Healthline . Os probióticos, que são bactérias vivas e leveduras, ajudam a enviar comida pelo intestino, influenciando os nervos responsáveis ​​pelo movimento intestinal (via WebMD ). O Dr. David S. Ludwig, professor de nutrição de Harvard, observou que os alimentos fermentados e os probióticos encontrados neles são cruciais para um sistema digestivo saudável (via Harvard Health Blog ). Portanto, optar por tomar chá de kombucha todos os dias pode levar a uma sensação melhor e mais saudável.

No entanto, é importante observar que os benefícios para a saúde dos probióticos encontrados nos chás de kombucha não foram confirmados, conforme relatado pelo  The New York Times .

Se você tomar chá de kombucha todos os dias, poderá reduzir o risco de certas doenças.

Há muitos benefícios em beber chá verde todos os dias, portanto, pode não ser surpreendente que o kombucha retenha alguns dos benefícios quando feito com chá verde .  Estudos demonstraram que o consumo regular de chá verde pode ajudar a melhorar os níveis de colesterol, controlar o açúcar no sangue e reduzir a gordura da barriga, de acordo com a  Healthline . Alguns estudos chegaram a conectar bebedores regulares de chá verde a riscos reduzidos de certos tipos de câncer, embora não haja nenhuma evidência que sugira que o chá verde seja o único fator de influência, como  relatou a Cancer Research UK  .

Qualquer pessoa que rotineiramente bebe kombucha feita com chá verde também pode experimentar alguns dos benefícios do chá, pois, naturalmente, contém muitos dos mesmos compostos encontrados no chá verde. Por assim dizer, o chá kombucha feito a partir de chá verde compartilharia certas propriedades com a bebida quente, só faria sentido.

Se você tomar chá de kombucha todos os dias, consumirá uma quantidade significativa de antioxidantes.

Por causa do processo de fermentação da bebida, o chá kombucha contém mais antioxidantes do que outros chás, de acordo com a  Insider . Antioxidantes, como probióticos, são amplamente considerados importantes para a saúde do corpo humano. Lauri Wright, Ph.D., RD, LD, professora assistente da Universidade do Sul da Flórida, disse ao Self que os antioxidantes ajudam a evitar danos às células, removendo os radicais livres antes que eles danifiquem o corpo. Os radicais livres têm sido associados a doenças como doenças cardíacas e câncer. Como os antioxidantes neutralizam os radicais livres, foi sugerido que o consumo consistente de antioxidantes pode ajudar a prevenir esses tipos de doenças (via Medical News Today ).

Um estudo de 2003 na revista  Biomedical and Environmental Sciences  descobriu que ratos que bebiam kombucha regularmente viam toxicidade hepática reduzida causada por radicais livres. Portanto, algo semelhante também poderia ser o caso em humanos, o que, se comprovado, certamente seria um bom motivo para tomar chá de kombucha todos os dias.

Você pode reduzir a cafeína se tomar chá de kombucha todos os dias.

Vamos ser sinceros, expulsar o café da manhã da sua rotina diária pode ser difícil , especialmente se você bebe café há anos. Se você está procurando algo para trocar, o chá kombucha, que contém uma pequena quantidade de cafeína do chá do qual é fabricado, pode ser uma boa opção para você. Os chás Kombucha são feitos de chá preto ou verde e, embora o processo de fermentação elimine cerca de dois terços da cafeína, o que resta ainda pode ser o suficiente para você se livrar do café sem ter que sair do peru frio (via Time ).

Kombucha Kamp observou que, embora a bebida contenha cafeína, a quantidade de cafeína presente pode variar, dependendo da marca e da receita. A saída também explicou que a cafeína presente no kombucha tende a ser “combinada com um aminoácido natural que retarda sua absorção na corrente sanguínea, a l-teanina”, que promove uma sensação mais relaxante comumente associada ao chá.

Quem sabe – talvez optar por tomar chá kombucha todos os dias em vez de café possa realmente deixá-lo mais preparado para o seu dia! Mas as primeiras coisas primeiro – aqui estão os sinais de que você está bebendo muita cafeína e o que esperar quando você para de consumir cafeína .

Se você tomar chá de kombucha todos os dias, aumentará a ingestão desse ácido que mata bactérias.

O chá Kombucha é conhecido por suas bactérias e leveduras vivas. No entanto, nem todas as bactérias são boas bactérias, pois algumas são consideradas prejudiciais ao corpo humano. Felizmente, foi sugerido que o ácido acético, encontrado no chá de kombucha, pode ajudar a erradicar microorganismos potencialmente prejudiciais do corpo (via Journal of Agricultural and Food Chemistry ).

Se você tomar chá de kombucha todos os dias, poderá experimentar alguns dos mesmos benefícios de beber os chás verde e preto de que a bebida é produzida, e essa propriedade antimicrobiana ou antibacteriana é uma delas. Um estudo publicado no  Journal of Food Biochemistry sugere, no entanto, que o kombucha fabricado com chá verde, em particular, tende a ter um potencial antibacteriano mais forte do que o kombucha fabricado com chá preto. O mesmo estudo também sugere que beber chá de kombucha pode ser uma alternativa útil aos “antimicrobianos sintéticos atuais”.

E enquanto o chá é antibacteriano, as únicas bactérias que são atingidas pelo ácido acético são as que podem causar doenças. Essencialmente, as bactérias boas permanecem e as bactérias ruins, em teoria, são expulsas!

Se você tomar chá de kombucha todos os dias, provavelmente não ficará bêbado.

Se você já foi cardado ao comprar chá kombucha, pode estar confuso sobre o porquê. Acontece que o chá kombucha tem uma quantidade menor de álcool, uma vez que é fermentado. E embora existam algumas marcas de kombucha que fabricam especificamente o que é chamado de “kombucha dura”, geralmente a maioria das bebidas de kombucha não contém mais de 0,5% de álcool, conforme relatado pelo  The New York Times . Esse baixo percentual permite que sejam vendidos como bebidas não alcoólicas (via Bon Appetit ) .

Notavelmente, é mais comum que os chás de kombucha fabricados em casa contenham 3% de álcool ou mais (via Healthline ), o que é muito considerando que a porcentagem de álcool para cervejas leves como Bud Lite ou Coors Light é de cerca de 4,2% de álcool. Ainda assim, não espere sentir-se intoxicado por beber uma garrafa de kombucha comprada em uma loja comum. Seu teor alcoólico não deve ser motivo de preocupação para a maioria das pessoas, desde que não beba galões de chá de kombucha por dia em um curto período de tempo!

Você pode sentir enxaqueca se beber chá de kombucha todos os dias

Se você tomou a decisão de tomar chá kombucha todos os dias para sua saúde, pode começar a notar um aumento de dores de cabeça ou enxaquecas. E odiamos dizer isso, mas pode ser por causa da kombucha. Além da presença de cafeína e álcool no chá de kombucha, alimentos fermentados como kombucha podem ser ricos na substância tiramina .

A tiramina tem sido associada à causa potencial ou agravamento das enxaquecas e dores de cabeça, conforme observado em um estudo publicado no  The Clinical Journal of Pain , embora não esteja claro exatamente por que. Segundo a Healthline , o aminoácido também pode ser encontrado em outros alimentos fermentados, como queijos envelhecidos, carnes curadas , molho de soja, fermento e muito mais. Embora existam muitas pessoas que podem consumir altos níveis de tiramina sem efeitos colaterais, a Healthline relatou que o hormônio, especialmente se consumido excessivamente, pode causar picos de pressão arterial acima do normal.

Essa ingestão excessiva pode levar a uma “crise hipertensiva” que pode resultar em uma maior chance de derrame (via Clínica Mayo ).

Se você ou o seu médico acreditam que correm risco com esse tipo de reação, considere evitar ou reduzir o chá de kombucha.

Se você tomar chá de kombucha todos os dias, seus dentes podem sofrer um impacto.

Quando se trata disso, pode haver mais riscos associados à decisão de tomar chá kombucha todos os dias do que benefícios. Beber kombucha todos os dias pode potencialmente arruinar o seu sorriso (via Salon ). Como a bebida é considerada “saudável” por alguns, é fácil esquecer que a kombucha também é bastante ácida e rica em açúcar – duas coisas que podem causar danos reais aos dentes.

“O tipo dominante de bactéria na kombucha cria ácido acético”, disse Jeffery Sulitzer, DMD, diretor clínico do SmileDirectClub , ao PopSugar . Ele observou que o equilíbrio médio do pH do chá kombucha varia de 2,5 a 3,5, o que é extremamente ácido. Altas quantidades de ácido, de acordo com o Dr. Sulitzer, são conhecidas por serem prejudiciais à sua saúde bucal. “O pH ácido encontrado na kombucha … permite que as bactérias ‘ruins’ já encontradas em sua boca criem potencialmente um ambiente não saudável para as gengivas.”

Em teoria, beber um chá de kombucha todos os dias pode causar o mesmo dano aos dentes que uma bebida açucarada por dia, devido às propriedades ácidas e açucaradas do chá.

Se você estiver grávida, optar por tomar chá de kombucha todos os dias pode não ser uma boa ideia

Se parece que mulheres grávidas ou amamentando não podem comer nada divertido, bem, você não está longe. Além de nenhum sushi, carnes deliciosas, queijos macios, patê, cafeína ou álcool, conforme observado pela American Pregnancy , também não é recomendado que as mulheres grávidas bebam chá de kombucha todos os dias também.

Enquanto o chá kombucha é considerado uma bebida não alcoólica, mesmo a pequena quantidade de álcool encontrada na bebida pode ser potencialmente prejudicial ao filho da mãe, de acordo com a  Healthline . O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), entre outras agências, recomenda eliminar todos os tipos de consumo de álcool durante a gravidez, afirmando que todos os tipos podem ser igualmente prejudiciais. A razão é que qualquer álcool consumido pela mãe é passado diretamente para o bebê através do cordão umbilical. Beber durante a gravidez, de acordo com o CDC, pode potencialmente causar abortos, natimortos ou problemas para a criança após o nascimento. Portanto, o consumo diário de chá de kombucha, embora aparentemente não seja prejudicial, pode potencialmente representar riscos de desenvolvimento para o feto. Então, sim, você pode adicionar kombucha à lista de alimentos que as mulheres grávidas não podem ter .

Você pode fazer mais mal do que bem se beber chá de kombucha que você fez.

Mesmo que você decida tomar chá de kombucha todos os dias como parte de sua rotina, pense duas vezes antes de tentar preparar o seu próprio em casa. De acordo com a HowStuffWorks , fabricar o chá popular em casa é muito diferente de comprar as coisas compradas na loja. Isso ocorre porque as marcas compradas na loja produzem sua kombucha em condições estéreis e, mesmo que você pense que sua cozinha é impecável, bactérias nocivas podem acidentalmente acabar no seu lote. Notavelmente,  Salon publicou a história de uma mulher sobre como ela descobriu que sua mistura caseira havia lhe causado uma intoxicação alimentar grave.

De fato, sabe-se que o chá de kombucha fabricado em casa causa doenças como hepatite e, em um caso, até a morte, de acordo com o  National Capital Poison Center . Em 1995, a parada cardíaca e a morte posterior de uma mulher estavam ligadas ao seu extenso consumo de chá de kombucha. Ao mesmo tempo, outra mulher entrou em parada cardíaca. Foi descoberto que as duas mulheres, entre outras, haviam consumido kombucha fabricada com SCOBYs derivados do mesmo cogumelo parental, de acordo com o CDC .

Se você quiser preparar o seu, tenha muito, muito cuidado!

Se você quer tomar chá de kombucha todos os dias, saiba que a ciência não confirmou todos os seus benefícios
Shutterstock
Vale a pena notar que a escolha de tomar chá de kombucha todos os dias não foi cientificamente comprovada como sendo completamente benéfica à sua saúde ou não. Muitos estudos foram conduzidos em animais e várias conclusões foram feitas a partir de estudos relacionados. Os especialistas concordam que não há evidências científicas suficientes que possam apoiar quaisquer alegações de saúde por aí. “Não temos um estudo muito bem controlado para dizer: ‘Isto é de kombucha'”, disse o Dr. Zhaoping Li, professor de medicina e diretor do Centro de Nutrição Humana da UCLA (via Time) “As pessoas pegam o conceito e correm com ele.” Até a nutricionista Tracy Lockwood Beckerman disse que, embora as fontes afirmem que o kombucha pode ter um impacto positivo na saúde intestinal, é necessário que haja mais pesquisas concluídas antes que possamos confirmar qualquer um dos seus alegados benefícios.

Por fim, beber chá de kombucha todos os dias não pode substituir uma dieta saudável e equilibrada, mesmo que a bebida seja benéfica à sua saúde. Além de tomar chá de kombucha, se você decidir consumi-lo, também deve ingerir alimentos ricos em nutrientes de frutas, vegetais, nozes e sementes.