Quer saber se o Bolsa Família foi cancelado ou suspenso?


Se você teve o Bolsa Família cancelado ou suspenso 2020, existem alguns fatores que podem ter contribuído para isso. Para saber mais sobre esse assunto ” Bolsa Família cancelado” continue lendo esse artigo!

O programa Bolsa Família 2020 foi criando com a finalidade ajudar financeiramente as famílias de baixa renda a extrema pobreza. Esse benefício é pago mensalmente, e para conseguir se encaixar no programa, as famílias precisam demonstrar que se enquadram em uma série de requisitos.

O valor do Bolsa Família é variado, isso porque, o pagamento varia de acordo com a composição familiar, se possuem filhos, se os filhos estudam, se possuem gestantes na família, lactantes, são várias as questões que podem modificar o valor do Bolsa Família 2020.

Se você é beneficiário do Bolsa Família, sabe que o mesmo tem muita importância financeira dentro de um lar que depende financeiramente do benefício.

Relacionado:

Bolsa Família: irregularidade provoca crescimento de benefícios suspensos

Porém, existem algumas questões que devem ser respeitadas para o benefício não ser suspenso ou cancelado.

Bolsa Família cancelado ou suspenso 2020

Vários são os fatores que podem gerar o cancelado ou suspensão do Bolsa Família.

” alt=”” aria-hidden=”true” />

Para não ser pego de surpresa, é importante ficar sempre atento aos requisitos que devem ser preenchidos na hora de solicitar o benefício.

Isso porque, esses requisitos são de caráter permanente, ou seja, se algum deles mudar o benefício poderá ser bloqueado ou cancelado.

Vários podem ser os motivos que causam o cancelamento ou suspensão do Bolsa Família, veja:

  • Dados fornecidos de forma incorreta;
  • Renda superior ao limite estabelecido;
  • Criança participante do grupo familiar não manda em alguma escola;
  • Gestantes e crianças não estar em dia com os exames ou sendo acompanhada por médicos;
  • Não comparecer ao posto de atendimento do Bolsa Família para o recadastramento obrigatório;
  • A mudança de endereço sem informar ao cadastro do programa na sua cidade. Se o Bolsa Família 2020 detector algum desses itens acima, ele poderá ser cancelado ou suspenso. O cancelamento será por tempo indeterminado até que o beneficiário se dirija a um unidade do programa Bolsa Família na sua cidade, e corrija a situação.

O benefício do Bolsa Família também poderá ser cancelado porque a família em questão deixou configurar o perfil de beneficiário. Geralmente isso acontece quando a renda da família aumenta.

Se o benefício foi apenas suspenso, e posteriormente corrigido, o beneficiário poderá receber o mês que deixou de receber de forma retroativa.

 

Se persistir pelo segundo mês a suspensão, os valores passarão a se perder, e, caso o benefício não seja pago pelo período de 6 meses, o benefício Bolsa Família será cancelado.


Reativar o Bolsa Família Cancelado ou Suspenso

Se você teve o benefício do Bolsa Família cancelado ou suspenso, deve se dirigir a unidade do Bolsa Família responsável na sua cidade.

Explique ao funcionário o que vem ocorrendo e o mesmo, irá consultar o seu benefício e informará o motivo do cancelamento ou da suspensão.

” alt=”” aria-hidden=”true” />

Detectado problema, caso seja de cadastro ou preenchimento de novos dados, esse poderá ser sanado no momento imediato, e o benefício será pago em breve.

Caso o benefício tenha sido cancelado pela mudança de perfil de beneficiário, este, continuará cancelado até que novo fator gerador do benefício seja demonstrado.

Quando cancelado, o antigo beneficiário precisará participar novamente da seleção para se enquadrar no programa, apresentar novamente toda a documentação que foi apresentada anteriormente atualizada com os possíveis reparos e aguardar a resposta.