Robótica educacional: crianças aprendem a montar robôs no Polo de Cidadania


Promovido pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (COFIC), o Polo de Cidadania chegou a sua 11ª edição esse ano

 

Através de uma parceria com a Escola SESI, a Continental Pneus marcou presença no último Polo de Cidadania, realizado no sábado (10/11), em Camaçari. O evento ocorre há onze anos e tem como objetivo oferecer serviços gratuitos nas áreas de saúde, lazer, educação e cidadania para a população local.

 

Em parceria com o projeto Robótica Educacional, a Continental e a Escola SESI disponibilizaram um ônibus equipado como uma sala de aula, onde os participantes puderam ter contato com os conceitos iniciais de robótica e fazer a montagem do robô.

Para colocar em prática esses ensinamentos sobre tecnologia e inovação, a Continental contou com o apoio de professores e estudantes da Escola SESI, que trabalharam como voluntários, transmitindo os conhecimentos de robótica às cerca de 200 pessoas que visitaram o estande da Continental. As duas atividades eram oferecidas de acordo com a faixa etária: as crianças até 9 anos realizaram montagem de carrinhos de LEGO e participaram de uma corrida; a partir de 9 anos e adultos participaram da montagem do robô, com sensores de movimento.

“Já participamos de eventos similares e, nessa edição, vimos uma oportunidade de nos unir com uma empresa de ponta e com processos automatizados, que é a Continental, para oferecer ao público uma atividade lúdica e inovadora para expor a tecnologia” explica Fernando Didier, analista técnico responsável pela Robótica Educacional da Escola SESI, que acontece há 13 anos nas unidades educacionais.  

A atividade com robô automatizado teve como objetivo despertar nas crianças a vontade de aprender programação, considerada por Didier, um dos pilares da Indústria 4.0.

“Foi muito gratificante levar a Continental como ponte entre a comunidade e a Robótica Educacional. Esse investimento na educação através da tecnologia promove melhores oportunidades aos jovens da região, que podem se tornar futuros profissionais na Continental Camaçari”, compartilha Gabriela Lima, profissional da área de Comunicação na fábrica de Camaçari.