Saiba como usar bicarbonato de sódio para perder peso


O bicarbonato de sódio pode contribuir para a perda de peso? Bem, sim, este composto cristalino pode afetar direta e indiretamente a redução de peso.

O bicarbonato de sódio é um sal que resulta da reação química entre sódio e ácido carbônico. Seus usos são múltiplos, desde a preparação de pratos até a eliminação de maus cheiros. Entre os benefícios do bicarbonato de sódio, destaca-se seu efeito anti-inflamatório, útil para aliviar casos de doenças como a artrite reumatóide.

Mas então, o bicarbonato de sódio também contribui para a perda de peso? Bem, sim, este composto cristalino pode afetar direta e indiretamente a redução do peso corporal. Continue lendo para descobrir mais sobre o tópico.

A contribuição do bicarbonato de sódio para a atividade física

Menina correndo
O bicarbonato de sódio limita a sensação de fadiga após um treino de alta intensidade.

Uma maneira indireta pela qual o bicarbonato de sódio promove a perda de peso é a atividade física. O bicarbonato, de fato, ajuda a neutralizar o ácido lático produzido após uma intensa sessão de treinamento.

O ácido lático é de fato responsável pela fadiga do corpo durante a atividade física. Um estudo realizado na Europa mostrou os efeitos do bicarbonato de sódio nos atletas quando tomados por certos alimentos e bebidas. Os resultados apresentados foram positivos em relação à redução do ácido lático. Adicionar bicarbonato de sódio às refeições ajudará a aumentar a resistência durante um treino de perda de peso.

Benefícios do bicarbonato de sódio: diminui o apetite e regula o trânsito intestinal

O bicarbonato de sódio é um bom remédio para a acidez, e isso porque permite neutralizar temporariamente os sucos gástricos. Mas, acima de tudo, quando adicionado com moderação a alimentos como pão e bolachas, ajuda a:

  • Reduzir o apetite.
  • Sentindo-se satisfeito .
  • Regular a motilidade intestinal.

Tudo isso é facilmente verificado com o seguinte experimento: misture o bicarbonato de sódio com qualquer ácido, como pode ser o vinagre: a mistura dará origem a água (pH neutro) e dióxido de carbono na forma gasosa. Bem, a mesma coisa acontece no estômago com sucos gástricos , mas de uma forma mais branda.

Benefícios do bicarbonato de sódio adicionado a bebidas energéticas ou dietéticas

Bebidas energéticas
Adicione bicarbonato de sódio às bebidas energéticas da sua academia.

Adicionar bicarbonato de sódio a bebidas energizantes será útil em exercícios que visam a perda de peso.

Essa substância, de fato, aumenta a presença de eletrólitos no corpo, substâncias fundamentais para o corpo, pois oferecem benefícios aos músculos e nervos. Além disso, pode ser adicionado a várias infusões alimentares, como um excelente complemento para combater o excesso de peso e até tonificar a área abdominal.

Consuma bicarbonato de sódio por razões além da perda de peso

Apesar de todos os benefícios descritos, é preciso ser cauteloso. O consumo de bicarbonato pode, em certo sentido, ser benéfico para o estômago e os músculos, mas não para o coração .

Para concluir, o bicarbonato de sódio pode trazer benefícios para a saúde geral do corpo humano, desde que tomado com moderação. Também ajuda no tratamento de doenças como distúrbios reumáticos articulares.