Saiba porque o chá verde é a bebida mais saudável do planeta


O chá verde é a bebida mais saudável do planeta.

É carregado com antioxidantes e nutrientes que têm efeitos poderosos no corpo.

Isso inclui melhora da função cerebral, perda de gordura, menor risco de câncer e muitos outros benefícios impressionantes.

Abaixo estão 10 benefícios para a saúde do chá verde que são suportados por estudos.

1. O chá verde contém compostos bioativos que melhoram a saúde
Chá verde na caneca branca

O chá verde é mais do que apenas líquido.

Muitos dos compostos vegetais das folhas de chá chegam à bebida final, que contém grandes quantidades de nutrientes importantes (Fonte Confiável)

O chá é rico em polifenóis que têm efeitos como reduzir a inflamação e ajudar a combater o câncer.

O chá verde tem cerca de 30% de polifenóis em peso, incluindo grandes quantidades de uma catequina chamada EGCG. As catequinas são antioxidantes naturais que ajudam a evitar danos às células e fornecem outros benefícios.

Essas substâncias podem reduzir a formação de radicais livres no organismo, protegendo células e moléculas de danos. Sabe-se que esses radicais livres desempenham um papel no envelhecimento e em todos os tipos de doenças.

O EGCG (galato de epigalocatequina) é um dos compostos mais poderosos do chá verde. Foi estudado para tratar várias doenças e pode ser uma das principais razões pelas quais o chá verde tem propriedades medicinais tão poderosas (Fonte Confiável)

O chá verde também possui pequenas quantidades de minerais importantes para a saúde.

Tente escolher uma marca de chá verde de alta qualidade, porque algumas das marcas de menor qualidade podem conter quantidades excessivas de flúor (Fonte Confiável)

Dito isto, mesmo se você escolher uma marca de qualidade inferior, os benefícios ainda superam qualquer risco.

RESUMO O chá verde é carregado com antioxidantes polifenóis, incluindo uma catequina chamada EGCG. Esses antioxidantes podem ter vários efeitos benéficos na saúde.

2. Compostos no chá verde podem melhorar a função cerebral e torná-lo mais inteligente

O chá verde faz mais do que apenas mantê-lo acordado, também pode torná-lo mais inteligente.

O principal ingrediente ativo é a cafeína, que é um estimulante conhecido .

Ele não contém tanto quanto café , mas o suficiente para produzir uma resposta sem causar os efeitos “agitados” associados à cafeína em excesso.

O que a cafeína faz no cérebro é bloquear um neurotransmissor inibitório chamado adenosina. Dessa forma, na verdade, aumenta o disparo de neurônios e a concentração de neurotransmissores como dopamina e noradrenalina (Fonte Confiável5 ).

A cafeína foi estudada intensivamente antes e conduz constantemente a melhorias em vários aspectos da função cerebral, incluindo melhora do humor, vigilância, tempo de reação e memória ( 6 ).

No entanto, o chá verde contém mais do que apenas cafeína. Ele também possui o aminoácido L-teanina, capaz de atravessar a barreira hematoencefálica (Fonte Confiável)

A L-teanina aumenta a atividade do neurotransmissor inibitório GABA, que tem efeitos anti-ansiedade . Também aumenta a dopamina e a produção de ondas alfa no cérebro (Fonte ConfiávelFonte ConfiávelFonte Confiável)

Estudos mostram que a cafeína e a L-teanina podem ter efeitos sinérgicos. A combinação dos dois é particularmente potente na melhoria da função cerebral (10 Fonte Confiável11 Fonte Confiável)

Por causa da L-teanina e da menor dose de cafeína, o chá verde pode proporcionar um tipo de “zumbido” muito mais suave e diferente do que o café.

Muitas pessoas relatam ter energia mais estável e ser muito mais produtivo quando bebem chá verde, em comparação com o café.

RESUMO O chá verde contém menos cafeína que o café, mas o suficiente para produzir um efeito. Ele também contém o aminoácido L-teanina, que pode funcionar em sinergia com a cafeína para melhorar a função cerebral.

3. Chá verde aumenta a queima de gordura e melhora o desempenho físico

Se você procurar na lista de ingredientes qualquer suplemento para queima de gordura , é provável que o chá verde esteja lá.

Isso ocorre porque o chá verde demonstrou aumentar a queima de gordura e aumentar a taxa metabólica , em ensaios controlados em humanos (12 Fonte Confiável)

Em um estudo em 10 homens saudáveis, o chá verde aumentou o gasto de energia em 4% (13 Fonte Confiável)

Outro estudo mostrou que a oxidação da gordura aumentou 17%, indicando que o chá verde pode aumentar seletivamente a queima de gordura (14 Fonte Confiável)

No entanto, alguns estudos sobre chá verde não mostram aumento no metabolismo, portanto os efeitos podem depender do indivíduo (15 Fonte Confiável)

Também foi demonstrado que a cafeína melhora o desempenho físico, mobilizando ácidos graxos dos tecidos adiposos e disponibilizando-os para uso como energia (16 Fonte Confiável17 Fonte Confiável)

Em dois estudos de revisão separados, a cafeína demonstrou aumentar o desempenho físico em 11 a 12%, em média ( 18 ,19 fonte confiável)

RESUMO O chá verde demonstrou aumentar a taxa metabólica e aumentar a queima de gordura a curto prazo, embora nem todos os estudos concordem.

4. Antioxidantes no chá verde podem diminuir o risco de alguns tipos de câncer

O câncer é causado pelo crescimento descontrolado das células. É uma das principais causas de morte no mundo.

Sabe-se que o dano oxidativo contribui para o desenvolvimento do câncer e que os antioxidantes podem ter um efeito protetor (20 Fonte Confiável)

O chá verde é uma excelente fonte de poderosos antioxidantes, por isso faz sentido que possa reduzir o risco de câncer, o que parece fazer:

  • Câncer de mama: uma meta-análise de estudos observacionais descobriu que as mulheres que bebiam mais chá verde tinham um risco 20 a 30% menor de desenvolver câncer de mama, o câncer mais comum em mulheres (21 Fonte Confiável)
  • Câncer de próstata: um estudo descobriu que homens que bebem chá verde tiveram um risco 48% menor de desenvolver câncer de próstata, que é o câncer mais comum em homens (22 Fonte Confiável)
  • Câncer colorretal: uma análise de 29 estudos mostrou que aqueles que tomavam chá verde tinham até 42% menos chances de desenvolver câncer colorretal (23 Fonte Confiável)

Muitos estudos observacionais mostraram que os bebedores de chá verde são menos propensos a desenvolver vários tipos de câncer. No entanto, são necessárias mais pesquisas de alta qualidade para confirmar esses efeitos ( 24 ,25 Fonte Confiável)

É importante ter em mente que pode ser uma má idéia colocar leite no chá, porque alguns estudos sugerem que ele reduz o valor antioxidante (26 Fonte Confiável)

RESUMO O chá verde possui poderosos antioxidantes que podem proteger contra o câncer. Vários estudos mostram que os bebedores de chá verde têm menor risco de vários tipos de câncer.

5. O chá verde pode proteger seu cérebro na velhice, diminuindo o risco de Alzheimer e Parkinson

O chá verde não só pode melhorar a função cerebral a curto prazo, como também protege o cérebro na velhice.

A doença de Alzheimer é a doença neurodegenerativa mais comum em humanos e uma das principais causas de demência.

A doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum e envolve a morte de neurônios produtores de dopamina no cérebro.

Vários estudos mostram que os compostos de catequina no chá verde podem ter vários efeitos protetores nos neurônios em tubos de ensaio e modelos animais, potencialmente diminuindo o risco de Alzheimer e Parkinson (27 Fonte Confiável28 Fonte Confiável29 Fonte Confiável)

RESUMO Os compostos bioativos do chá verde podem ter vários efeitos protetores no cérebro. Eles podem reduzir o risco de Alzheimer e Parkinson, os dois distúrbios neurodegenerativos mais comuns.

6. O chá verde pode matar bactérias, o que melhora a saúde bucal e reduz o risco de infecção

As catequinas no chá verde também têm outros efeitos biológicos.

Alguns estudos mostram que eles podem matar bactérias e inibir vírus como o vírus influenza, potencialmente diminuindo o risco de infecções (30 Fonte Confiável31 ,32 Fonte confiável33 Fonte Confiável)

Streptococcus mutans é a principal bactéria nociva na boca. Causa a formação de placas e é um dos principais contribuintes para cáries e cáries.

Estudos mostram que as catequinas do chá verde podem inibir o crescimento de Streptococcus mutans. O consumo de chá verde está associado a uma melhor saúde bucal e a um menor risco de cárie (34 Fonte Confiável35 Fonte Confiável36 Fonte Confiável37 Fonte Confiável)

Vários estudos também mostram que o chá verde pode reduzir o mau hálito (38 Fonte Confiável39 ).

RESUMO As catequinas do chá verde podem inibir o crescimento de bactérias e alguns vírus. Isso pode reduzir o risco de infecções e levar a melhorias na saúde bucal, menor risco de cárie e mau hálito.

7. Chá verde pode diminuir seu risco de diabetes tipo 2

O diabetes tipo 2 é uma doença que atingiu proporções epidêmicas nas últimas décadas e agora afeta cerca de 400 milhões de pessoas em todo o mundo.

Esta doença envolve níveis elevados de açúcar no sangue no contexto da resistência à insulina ou incapacidade de produzir insulina.

Estudos mostram que o chá verde pode melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir os níveis de açúcar no sangue (40 Fonte confiável)

Um estudo em indivíduos japoneses descobriu que aqueles que bebiam mais chá verde tinham um risco 42% menor de desenvolver diabetes tipo 2 (41 Fonte confiável)

De acordo com uma revisão de 7 estudos com um total de 286.701 indivíduos, os usuários de chá verde tiveram um risco 18% menor de se tornar diabético (42 Fonte confiável)

RESUMOAlguns estudos controlados mostram que o chá verde pode causar leves reduções nos níveis de açúcar no sangue. Também pode diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

8. Chá verde pode reduzir seu risco de doença cardiovascular

As doenças cardiovasculares, incluindo doenças cardíacas e derrames, são as maiores causas de morte no mundo ( 43 ).

Estudos mostram que o chá verde pode melhorar alguns dos principais fatores de risco para essas doenças.

Isso inclui colesterol total, colesterol LDL e triglicerídeos (44 Fonte Confiável)

O chá verde também aumenta drasticamente a capacidade antioxidante do sangue, que protege as partículas de LDL da oxidação, que é uma parte do caminho para as doenças cardíacas ( 45 , 46 ).

Dados os efeitos benéficos sobre os fatores de risco, não surpreende que os bebedores de chá verde tenham um risco 31% menor de doenças cardiovasculares ( 47 , 48 ,49 Fonte confiável)

RESUMO Foi demonstrado que o chá verde reduz o colesterol total e o LDL, além de proteger as partículas de LDL da oxidação. Estudos observacionais mostram que os bebedores de chá verde têm um risco menor de doenças cardiovasculares.

9. O chá verde pode ajudar você a perder peso e diminuir o risco de obesidade

Dado que o chá verde pode aumentar a taxa metabólica a curto prazo, faz sentido que possa ajudá-lo a perder peso .

Vários estudos mostram que o chá verde leva à diminuição da gordura corporal , principalmente na região abdominal ( 50 ,51 Fonte Confiável)

Um desses estudos foi um estudo controlado randomizado de 12 semanas em 240 homens e mulheres. Neste estudo, o grupo do chá verde apresentou reduções significativas no percentual de gordura corporal, peso corporal, circunferência da cintura e gordura da barriga ( 52 ).

No entanto, alguns estudos não mostram um aumento estatisticamente significativo na perda de peso com o chá verde, portanto, isso deve ser tomado com um grão de sal (53 Fonte Confiável)

RESUMO Alguns estudos mostram que o chá verde leva ao aumento da perda de peso. Pode ser particularmente eficaz na redução da gordura abdominal perigosa.

10. O chá verde pode ajudá-lo a viver mais tempo

Claro, todos nós temos que morrer eventualmente. Isso é inevitável.

No entanto, como os bebedores de chá verde apresentam menor risco de doenças cardiovasculares e câncer, faz sentido que isso possa ajudá-lo a viver mais tempo .

Em um estudo com 40.530 adultos japoneses, aqueles que beberam mais chá verde (5 ou mais xícaras por dia ) tiveram uma probabilidade significativamente menor de morrer durante um período de 11 anos (54 Fonte Confiável):

  • Morte por todas as causas: 23% menor nas mulheres, 12% menor nos homens.
  • Morte por doença cardíaca: 31% menor nas mulheres, 22% menor nos homens.
  • Morte por acidente vascular cerebral: 42% menor nas mulheres, 35% menor nos homens.

Outro estudo realizado em 14.001 idosos japoneses idosos constatou que aqueles que bebiam mais chá verde tinham 76% menos probabilidade de morrer durante o período de 6 anos de estudo ( 55 ).

RESUMOOS estudos mostram que é provável que os bebedores de chá verde vivam mais do que os que não bebem chá.

11. Mais alguma coisa?

Para se sentir melhor, perder peso e diminuir o risco de doenças crônicas, convém fazer do chá verde uma parte regular de sua vida.