Secretaria da Educação oferece mais de 12 mil vagas para cursos técnicos


Secretaria de Educação do Estado da Bahia está com inscrições abertas para o processo seletivo com 12.395 vagas de cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação Subsequente ao Ensino Médio. As inscrições deverão ser feitas até esta quinta-feira (16), através do Portal da Educação.

As vagas são para os Centros Estaduais e Centros Territoriais de Educação Profissional, além de unidades compartilhadas, em Salvador e em mais 95 municípios baianos. As oportunidades para 45 cursos técnicos de nível médio são destinadas a quem já concluiu o Ensino Médio e suas modalidades de forma gratuita, seja na rede pública de ensino, no âmbito federal, estadual ou municipal, ou tenha, de forma comprovada, cursado em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista.

Estre os cursos ofertados no edital estão: Técnico em Administração, Técnico em Análises Clínicas, Técnica em Edificações, Técnico em Agropecuária, Técnico em Artes Visuais, Técnico em Instrumento Musical, Técnico em Informática, Técnico em Cozinha, Técnico em Segurança do Trabalho, entre outros.

A data prevista para a divulgação do resultado do concurso é 17 de janeiro. Os selecionados serão matriculados durante os dias 28 e 30 de janeiro na unidade escolar para a qual foi classificado. Já o início do período letivo está marcado para o dia 10 de fevereiro.

Sobre a Secretaria

Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) é uma das 23 secretarias subordinadas ao Governo do Estado da Bahia. É o orgão responsável pela manutenção financeira e pela elaboração de diretrizes administrativas e pedagógicas de diversas escolas públicas de ensino fundamental, médio e/ou técnico localizadas em Salvador e demais municípios do interior da Bahia, além de manter financeiramente também as quatro universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB).

A SEC possui 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) distribuídos por Salvador e interior do Estado. As quatro universidades estaduais fazem parte da administração estadual indireta vinculada à SEC, bem como o Instituto Anísio Teixeira (IAT) e o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB).