Secult realiza o cadastro das Caretas na Praia do Forte


O Secult (Secretaria Municipal de Cultura) de Mata de São João, região metropolitana de Salvador, abre inscrições para o cadastro dos Caretas da Praia do Forte que acontecerá na cidade.

Para a alegria de muitos, fevereiro vem chegando e com isso os momentos de festas carnavalescas estão se aproximando. E o carnaval da Bahia, como sempre recheado de culturas folclóricas, não poderia de deixar de presentear os moradores das cidades do estado como uma comemoração em grande estilo tradicional e regional do estado.

Isto é, com a chegada do carnaval, como ele também se aproximam “As Caretas de Praia do Forte”.

Essa praia fica localizada em Mata de São João, região metropolitana de Salvador. Mas é nas ruas que estes ‘mascarados vão “aterrorizando” os foliões, que por sua vez ficam encantados com a criatividade das fantasias feitas com tanta originalidade.

As curiosas “fantasias” vão passando pelas ruas e invadindo a Vila e acabam paralisando todos os olhares. Quase todos os dias, essas caretas ‘assustadores’ vão desfilando nos locais, mas é no domingo que eles fazem a festa.

Para organizar melhor ainda esse festival cultural do local, no Carnaval do ano passado, a Prefeitura Municipal de Mata de São João, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou o cadastro dos participantes do evento e realizou também a distribuição de seus respectivos crachás.

A prefeitura também organizou um concurso, onde a criatividade e a alegria de toda essa festividade tomaram conta das ruas do município. E toda essa alegria é atribuída a essa brincadeira realizada no carnaval nas ruas da Bahia onde se preserva principalmente toda cultura folclórica envolvida no carnaval baiano, associada também ao folclore regional de um povo cheio de alegria e energia, principalmente durante o carnaval.

Então, chegando o carnaval do ano de 2019, não poderia ser diferente. Esse ano, a inscrição das Caretas tem início no dia 28 no mês de janeiro e seu encerramento acontece no dia 08 de fevereiro.

Para se inscrever, o interessado deve comparecer ao Infocentro, localizado na Vila de Praia do Forte, Mata de São João.

O interessado também deve se atentar aos horários. Isso porque as inscrições começam têm início pela manhã, no horário das 09h30 até as 17h.

No ato da inscrição, a Careta deverá assinar um termo de compromisso que foca principalmente algumas regras que já são conhecidas por todos:

  1. Retirar e Descartar todo material utilizado na indumentária, em no devido local, que já será pré-estabelecido para retirada.
    Enquanto estiver fantasiado, é proibido o uso de garrafas de vidro;
    3. O uso de máscaras de silicone não será permitido;
    4. A máscara deve ser retirada a partir das 18h.

Para os moradores locais, as caretas de Praia do Forte mostram de maneira significante toda preservação da cultura folclórica local.

Ao que dizem as lendas regionais, os Caretas têm sua origem desde a época da escravidão, isto é, pois durante a época de Carnaval, os donos das fazendas e dos escravos os permitiam que se manifestassem de acordo com sua cultura. Então, eles utilizam suas formas de cultuarem seus próprios deuses e suas divindades.

Então, essa tradição foi sendo transmitida de pai para filho e até hoje ela é viva no coração cultural da Bahia.

As Caretas também têm também o apoio dos organizadores e outros apoiadores.

Para as Caretas, o início da festa não poderia ser sem um ritual para se preparem. No ritual, os corpos de quem participará recebe algumas folhagens jogadas sobre o corpo, e uma lona preta. Nos pés, recebem um sino e na cabeça, recebem uma máscara que simboliza um animal. Somente essa produção leva cerca de 1 hora para ficar pronta.