Simões Filho: 19 Jovens Vereadores são empossados em Sessão no plenário da Câmara


Os 19 Jovens Vereadores que fazem parte do Programa Jovem Vereador tomam posse na tarde esta quarta-feira (8), durante uma Sessão no Plenário Walter Jorge dos Santos, na Câmara Municipal de Simões Filho. Os estudantes ainda elegem a Mesa Diretora do Legislativo e definem as Comissões durante a cerimônia.

Mais cedo, antes da Sessão, os 19 jovens vereadores se concentram em frente a Paróquia São Miguel de Cotegipe, de onde saem em desfile até a sede da Câmara. Ao chegar nas dependências da Casa Legislativa, será realizada a posse e o ato simbólico de transmissão das cadeiras aos 19 jovens vereadores.

A reunião será conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Orlando de Amadeu, que destacou a importância do projeto quanto ao exercício da cidadania. O presidente da casa disse tem se colocado como grande parceiro das escolas e dos demais órgãos públicos no sentido de contribuir na formação dos jovens. Destacou que a iniciativa contribui para a formação cidadã, abre um novo caminho para o município como uma oportunidade de crescimento próprio para a juventude e parabenizou também a Prefeitura pela idealização do Programa Jovem Vereador

“É uma iniciativa importante que ajuda aos jovens na consciência do dever cívico, de manifestação de idéias dentro do contexto de cidadania, auxiliando na formação de futuros parlamentares e promovendo o crescimento dos alunos como cidadãos participativos”, ressaltou.

Após a tomada de posse, os selecionados devem participar de atividades legislativas na Câmara Municipal, além de atividades externas, conhecendo os processos de indicações.

Com um mandato de um ano, os Jovens Vereadores, receberão uma premiação de cunho cultural e lazer e materiais pedagógicos para apoio em sua formação cidadã.

Programa Jovem Vereador

O Programa selecionou 19 jovens vereadores, eleitos em escolas públicas e particulares, após vencerem o concurso de redação cujo tema abordou: “Qual é a minha importância para a construção do futuro da minha cidade?”, e serão empossados nesta quarta.

Lançado pelo Executivo Municipal no dia 14 de março de 2019, o projeto, em parceria entre a Câmara e a Prefeitura através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), tem por finalidade promover a consciência política nos jovens, estimulando o protagonismo e a participação nas diversas áreas da sociedade, além de conhecer a rotina dos trabalhos do Legislativo e Executivo Municipal. Os jovens vereadores concorreram com cerca de 500 inscritos, alunos da rede pública e privada de ensino do município com idade entre 13 e 17 anos. São alunos do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio.

Instituído através da Lei Municipal de nº 1106/2018, de autoria da ex-vereadora e atual deputada Kátia Oliveira, o Programa Jovem Vereador é um projeto de participação dos alunos regularmente matriculados e frequentes nos últimos anos de escolaridade do ensino fundamental e em todos os anos de escolaridade do ensino médio, escolhidos em processo eleitoral, realizado sob a responsabilidade dos estabelecimentos de ensino integrantes da rede pública e particular.

Confira os 19 Jovens Vereadores selecionados:

1º Ryan de Souza Cadete, do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon

2º Jonathas Almeida, do Colégio Maria José (CEMAJ)

3º Dâmaris Santos Borges (IFBA)

4º Matheus Andrade, do Colégio Maria José (CEMAJ)

5º Pâmela Suellen Santos, da Escola Municipal União da Bahia

6º Iago Santos Alves, do CEEP – Irmã Dulce

7º Verena da Silva Conceição Lima, do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon

8º Micael do Carmo, do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon

9º Sani Araújo Souza, do Colégio Positivo

10º Gabriel Alexandre Araújo Silva da Silva (MULTIMÉDIO)

11º Wadson Daniel Lima, da Escola Flordenice da Costa

12º Jemima Amana Dessa, do CEEP- Irmã Dulce

13º Lucas Barros Silva, da Escola Municipal Georgina Souza Simões

14º Ariane Santos Gomes, do CEEP – Irmã Dulce

15º Evanilson de Jesus dos Santos, do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon

16º Jaylle de Carvalho, do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon

17º Rayne Santos da Silva, do Colégio Maria José (CEMAJ)

18º Joyce de Araújo Souza (MULTIMÉDIO)

19º Jaqueline Kelly Reis de Jesus, do Centro Comunitário Nossa Irmã Dulce (CCNID)