Simões Filho: jovens vereadores se preparam para atividades legislativas


Os 19 jovens vereadores eleitos pelo Programa Jovem Vereador ? edição 2019 participaram na tarde desta quinta-feira (16), no Plenário da Câmara Municipal, de imersão com aula preparatória para exercer as funções do Legislativo. Esta será a primeira de três imersões com atividades dinâmicas em que novos parlamentares serão capacitados para desenvolver as atividades legislativas de 2019.

Foto: Rafael Santana – CMSF

De acordo com o superintendente da Juventude (Sejuv), Matheus Bacellar, a imersão tem como objetivo apresentar o funcionamento do Legislativo e, ao mesmo tempo, preparar os vereadores para que possam apresentar nas Sessões Ordinárias, seus Projetos de Lei, Requerimentos e Indicações.

Nas aulas ministradas pelo Procurador Adjunto da casa, Dr. Robenilson Lôrdelo, serão abordados os seguintes temas: detalhes sobre o funcionamento do Poder Legislativo, com informações sobre atribuições do Vereador, Sessões da Câmara, Proposições e Projetos de Lei, conforme o Regimento Interno da Câmara, além do papel dos Poderes Executivo e Judiciário.

Segundo Dr. Robenilson, os jovens vereadores eleitos receberão orientações de todas as questões jurídicas de como elaborar um Requerimento, como fazer uma Indicação, que tipo de Projeto de Lei pode ou não pode ser elaborado pelo Programa Jovem Vereador e, principalmente, do Regimento Interno.

Programa Jovem Vereador

O Programa Jovem Vereador é um programa de formação política que tem por objetivo potencializar a atuação democrática dos jovens e seu protagonismo político. A iniciativa possibilita a participação dos alunos de escolas públicas e privadas em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal, onde cada um deles atua como um(a) jovem vereador(a).

O Programa é uma iniciativa da Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), em parceria com a Câmara Municipal, que proporciona aos estudantes conhecerem melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal, e para as escolas trabalharem conteúdos relacionados à formação política e cidadã.

VEJA MAIS NOTÍCIAS DE SIMÕES FILHO.

Confira a lista dos 19 Jovens Vereadores:

1º Ryan de Souza Cadete, do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon

2º Jonathas Almeida, do Colégio Maria José (CEMAJ)

3º Dâmaris Santos Borges (IFBA)

4º Matheus Andrade, do Colégio Maria José (CEMAJ)

5º Pâmela Suellen Santos, da Escola Municipal União da Bahia

6º Iago Santos Alves, do CEEP ? Irmã Dulce

7º Verena da Silva Conceição Lima, do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon

8º Micael do Carmo, do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon

9º Sani Araújo Souza, do Colégio Positivo

10º Gabriel Alexandre Araújo Silva da Silva (MULTIMÉDIO)

11º Wadson Daniel Lima, da Escola Flordenice da Costa

12º Jemima Amana Dessa, do CEEP- Irmã Dulce

13º Lucas Barros Silva, da Escola Municipal Georgina Souza Simões

14º Ariane Santos Gomes, do CEEP ? Irmã Dulce

15º Evanilson de Jesus dos Santos, do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon

16º Jaylle de Carvalho, do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon

17º Rayne Santos da Silva, do Colégio Maria José (CEMAJ)

18º Joyce de Araújo Souza (MULTIMÉDIO)

19º Jaqueline Kelly Reis de Jesus, do Centro Comunitário Nossa Irmã Dulce (CCNID)