Simões Filho: Jovens vereadores vão custar cerca de 15 mil reais por mês


Os 19 jovens vereadores do município que tomaram posse na manhã desta quarta-feira (08/05), durante solenidade realizada na Câmara Municipal de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), custarão o montante de R$ 15 mil reais mensal.

Foto: Divulgação Ascom CMSF

Os Jovens Vereadores receberão uma premiação materiais pedagógicos para apoio em sua formação cidadã, uma premiação de cunho cultural e lazer, além disso, o poder executivo irá disponibilizar uma bolsa no valor de R$ 724,00 para cada um dos jovens.

O prefeito Dinha comentou que a juventude tem um papel importantíssimo no desenvolvimento do município. “Estamos plantando uma semente de qualidade porque é essa juventude que vai fazer futuramente uma cidade melhor”, ressaltou. O gestor de Simões Filho enalteceu o vereador da cidade de Butiá, no Rio Grande do Sul, Leonardo Montenegro, pela iniciativa inédita do “Programa Jovem Vereador” no Brasil.

Estamos introduzindo e implantando um projeto que tem um valor moral, educativo e principalmente pela construção do conceito de cidadão e hoje é um dia especial porque podemos ouvir de uma forma tão clara, um visitante de um estado importante, da cidade de Butiá no Rio Grande do Sul porque é importante ouvir de forma clara a imagem que ele leva e a imagem que está sendo construída no nosso município para o Brasil”, enalteceu.

Durante a cerimônia, fizeram parte da mesa de honra o presidente da Câmara, Orlando de Amadeu, que conduziu a Sessão, o primeiro vice-presidente, vereador Adailton Caçambeiro (PRP) e o segundo-secretário, Devaldo Souza ‘Del’ (SD). Entre as autoridades presentes na mesa estavam o prefeito Diógenes Tolentino Oliveira, o vice-prefeito e secretário de Cultura, Sid Serra, a secretária de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), Sirliane Ribeiro, o superintendente de Juventude, Matheus Bacelar, ex-Jovem Senador e o vereador Leonardo Montenegro, da cidade de Butiá, no Rio Grande do Sul, além dos demais vereadores, secretários, lideranças e a presença maciça de estudantes acompanhados de diretores, professores de várias escolas e familiares que acompanharam a posse dos novos vereadores que encaram uma nova jornada.

Programa Jovem Vereador

Instituído através da Lei Municipal de nº 1106/2018, de autoria da ex-vereadora e atual deputada Kátia Oliveira, o Programa Jovem Vereador é um projeto de participação dos alunos regularmente matriculados e frequentes nos últimos anos de escolaridade do ensino fundamental e em todos os anos de escolaridade do ensino médio, escolhidos em processo eleitoral realizado sob a responsabilidade dos estabelecimentos de ensino integrantes da rede pública e particular.

Lançado pelo Executivo Municipal no dia 14 de março de 2019, o projeto, em parceria entre a Câmara e a Prefeitura através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), tem como objetivo ampliar e solidificar a participação e a consciência política da juventude estudantil da nossa cidade, estimulando o protagonismo e a participação nas discussões dos problemas sociais em diversas áreas, além de conhecer a rotina dos trabalhos do Executivo e Legislativo Municipal.

Com informações da Ascom CMSF