“Simões Filho segue sem casos confirmados de Covid-19”, afirma Secretária de Saúde


O município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), segue, até o momento, sem nenhum caso confirmado do novo Coronavírus (Covid-19). A informação foi dada pela secretária municipal de Saúde, Iridan Brasileiro, no início da noite desta quarta-feira 25, por meio de Live transmitida na página da Prefeitura de Simões Filho.

A gestora da Saúde da cidade, reforçou a necessidade do “isolamento social”, medida efetiva no enfrentamento da doença contagiosa. 

“Esta medida tem sido efetiva, mas, ainda assim, nós percebemos que a população, não é a sua totalidade que está consciente do tamanho do problema”, alertou a secretária.

Iridan Brasileiro enfatizou ainda,  a importância da população seguir as orientações dos gestores e colaborar para que a cidade não seja atingida com a doença “ Como profissional e gestora de saúde, e como ser humano, peço que cada morador de Simões Filho ajude no enfrentamento e perspectiva da população não adoecer”.

A secretária fez questão de enfatizar e reforçar a importância ao respeito das “medidas preventivas” previstas no Decreto Municipal. 

Não são medidas por acaso, mas tomadas e norteadas por números e situações em que o mundo está vivendo. Hoje, em 24h, morreram novamente mais de 700 pessoas na Itália, então a toda população simõesfilhense, nós precisamos intensificar estas medidas de isolamento, porque desta forma vamos conseguir de fato prevenir o adoecimento e morte da população simõesfilhense”.

Ela rechaçou possíveis ‘fake news’, que segundo a mesma estão sendo divulgados através de áudios e vídeos no intuito de criar pânico na população e foi enfática ao dizer que:  “É mentira”. 

A secretária comentou também sobre o óbito registrado na terça-feira (24), referente a uma paciente que deu entrada sem sinais vitais na UPA-CIA I, e novamente explicou que foi realizada a coleta e material enviado para o LACEN e que  aguarda resultado. Dessa forma, ela esclareceu que “Ainda não há comprovação sobre covid-19 referente ao caso”, disse a Secretária.

Iridan encerrou a live deixando uma mensagem para a população da cidade.

“Para o enfrentamento do Coronavírus é preciso todos juntos unidos, entender que algumas medidas tomadas e que no entendimento de alguns podem ser duras, na verdade, é pra prevenir, promover saúde e a vida da população. Vamos dar as mãos e vamos juntos no enfrentamento deste vírus que têm cessado vidas e destruídos famílias”, concluiu.

Vale ressaltar que todos os dias, no final da tarde, a Secretária tem realizado Lives, para falar sobre a situação da cidade referente ao Coronavírus, bem como sobre as ações preventivas que estão sendo adotadas. As lives são transmitidas pelo facebook da Prefeitura Municipal de Simões Filho.