Sopa de alho e gengibre, feita com 52 dentes de alho, pode combater resfriados, gripes e até novo vírus


Resultado de imagem para sopa de alho é gengibre foto

À medida que as temperaturas caem, o sistema imunológico enfraquece diante de bactérias patogênicas. Saia de camisas leves e pareos, grandes suéteres retornam magistralmente aos nossos guarda-roupas e, por boas razões, superar o outono é uma condição sine qua non para enfrentar o período de inverno sem acabar debaixo de uma pilha de lenços. Para proteger contra micróbios e combater o frio, nada como uma deliciosa sopa caseira, ideal para fortalecer a imunidade.

As patologias respiratórias se distinguem por sua onipresença no tempo frio. Segundo Bruno Lina, diretor do laboratório de virologia e patologias humanas da faculdade de medicina de Lyon, isso se deve ao aumento do confinamento que marca essas estações, aumentando o risco de infecções e contágio pelo ar. Resfriados, gripe, bronquite ou angina, parasitas encontram um terreno fértil para o desenvolvimento. Como o especialista explica, as células tendem a se mover em uma velocidade mais lenta, diminuindo a resposta imune e dando aos micróbios e vírus mais tempo para se estabelecerem.

Por que pegamos um resfriado?

Ainda de acordo com Bruno Lina, seria fácil esfriar, porque o corpo tenta aquecer o ar antes de entrar nos pulmões . Isso é o que explicaria o fenômeno do coriza. Ao secar a mucosa nasal, o corpo abre caminho para bactérias que podem penetrar mais facilmente.

Além disso, a falta de sol também seria um fator-chave responsável pela resistência dos vírus. Estes últimos são menos propensos a sobreviver quando expostos a raios ultravioletas. Eles, portanto, desenvolvem-se mais facilmente no frio, reforçando seu potencial contagioso.

Como lidar com isso?

Para adotar os reflexos certos, é essencial favorecer uma dieta saudável. Ingredientes favoráveis ​​à imunidade são, portanto, particularmente recomendados, em particular alho, gengibre ou mesmo limão. Concentre-se em seus benefícios:

Limão

Antioxidante e antibacteriano, o limão é particularmente apreciado no combate aos sintomas de gripes e resfriados. Rico em vitamina C, o cítrico é um dos remédios naturais mais comuns para tratar essas condições e, por boas razões, a vitamina C é considerada um formidável reforço da imunidade. De acordo com um artigo científico, isso não apenas fortaleceria a barreira de defesa contra patógenos, mas também prevenir e aliviar infecções respiratórias e sistêmicas.

Gengibre

Graças às suas propriedades antivirais, o gengibre é um ótimo aliado para combater resfriados. De acordo com um estudo publicado pelo The Journal of Ethnofharmacology, essa ação se deve à sua capacidade de estimular citocinas antivirais e células da mucosa para aumentar a imunidade. Além disso, o rizoma asiático também possui propriedades anti-inflamatórias , úteis para aliviar dores de garganta, tosse ou inflamação das membranas mucosas.

sopa de alho e gengibre feita com 52 dentes de alho pode combater resfriados

Alho

Útil em infecções sazonais, o alho possui propriedades antibióticas consideráveis. Antibacteriano, anti-séptico e antiviral, demonstrou no contexto de um estudo uma ação positiva nas células imunológicas. Ação que justificaria, segundo os pesquisadores, sua capacidade de reduzir a gravidade de gripes e resfriados.

Agora que analisamos os benefícios de seus ingredientes, descubra a receita para esta deliciosa sopa caseira. Observe que, para prepará-lo, você precisará obter ingredientes orgânicos.

Ingredientes

– 26 dentes de alho (com casca)
– 2 colheres de chá de tomilho fresco picado
– ½ colher de chá de pimenta caiena
– ½ xícara de gengibre fresco ralado
– 4 fatias de limão orgânico
– 3 colheres de sopa de azeite de oliva
– 2 xícaras de cebola
– 26 dentes de alho descascado
– ½ xícara de leite de coco
– 3 xícaras de caldo de legumes

Dicas de preparação:

1. Para começar, pré-aqueça o forno a 175 graus. Em uma assadeira, coloque seus 26 dentes de alho com casca e tempere com azeite (2 colheres de sopa) e sal. Cubra tudo com papel alumínio e cozinhe por 45 minutos para obter vagens douradas e macias.

Sopa de alho

2. Deixe esfriar por alguns minutos e aperte os dentes de alho para extrair o conteúdo. Transfira para uma tigela pequena.

3. Em uma panela untada com óleo (1 colher de sopa de azeite), adicione a cebola, o gengibre, o tomilho e a pimenta caiena. Cozinhe por cerca de 6 minutos, até as cebolas ficarem translúcidas.

4. Em seguida, adicione o alho ao forno, os 26 dentes de alho descascados e cozinhe por 3 minutos.

5. Adicione o caldo de legumes e o leite de coco, tampe a panela e cozinhe por 20 minutos.

6. Depois que os ingredientes estiverem cozidos, coloque gradualmente a mistura no liquidificador (em pequenas porções) e misture até obter uma sopa homogênea.

7. Sirva em tigelas pequenas e tempere com suco de limão (1 fatia por tigela).

Bom apatite!