Suco de agrião com abacaxi


Para que serve? 6 benefícios do suco de agrião 

1. Fonte de nutrientes

Além de energia, para funcionar corretamente, o nosso organismo precisa também de nutrientes. E o agrião, ingrediente principal da bebida, fornece uma série deles, como: proteínas, cálcio, manganês, potássio, magnésio, fósforo, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6, vitamina C, vitamina E e vitamina K.

2. Fonte de vitamina K

A vitamina K é um dos nutrientes que mais se destaca na composição do agrião. Isso porque, de acordo com informações do Medical News Today, uma porção de duas xícaras de agrião carrega 212% das necessidades diárias do organismo humano por vitamina K.

3. Fonte de vitamina C

Outro nutriente que se destaca na composição do vegetal é a vitamina C, ainda que ela não seja encontrada de maneira tão significativa quanto a vitamina K – segundo o Medical News Today, duas xícaras de agrião possuem 48% das necessidades diárias do corpo por vitamina C.

É importante consumir alimentos e bebidas que tragam o nutriente como o suco de agrião porque, como informou o Centro Médico da Universidade de Maryland, ele não é armazenado pelo nosso organismo. Mas por que essa vitamina é tão necessária?

Ainda segundo a instituição de ensino, ela participa do crescimento e reparação de tecidos em todo o corpo e ajuda a produzir o colágeno, uma substância utilizada na formação da pele, cartilagem, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos.

4. Efeito antioxidante

Também conforme o Centro Médico da Universidade de Maryland, a vitamina C presente no suco de agrião é um antioxidante, composto que auxilia o combate aos chamados radicais livres, substâncias que causam prejuízos ao organismo humano.

De acordo com a instituição, o acúmulo dos radicais livres ao longo do tempo pode contribuir com o processo de envelhecimento e com o desenvolvimento de condições de saúde graves como câncer, doença no coração e artrite.

5. Pressão arterial

De acordo com o Medical News Today, o agrião contém 8% das necessidades diárias do corpo de cálcio, 6% das de potássio e 4% das de magnésio. Quem possui baixas doses desses nutrientes é mais propenso a sofrer com a pressão arterial alta.

A explicação é que acredita-se que esses minerais diminuem a pressão por meio da liberação de sódio para fora do organismo e por auxiliar a dilatação das artérias.

Um estudo de 2013 publicado no British Journal of Clinical Pharmacology (Jornal Britânico de Farmacologia Clínica, tradução livre) e realizado por pesquisados do Reino Unido indicou que alimentos com nitrato, como é o caso do agrião, mostraram benefícios vasculares como a diminuição da pressão arterial.

6. Saúde dos ossos 

Segundo o Centro Médico da Universidade de Maryland, a vitamina K presente no agrião também e importante para a saúde dos ossos, sendo que o organismo necessita do nutriente para utilizar o cálcio na construção dos ossos.

A instituição também explicou que pessoas que têm níveis maiores do nutriente apresentam uma densidade óssea maior, enquanto taxas baixas de vitamina K foram encontradas em indivíduos com osteoporose.

7. Diminuição do colesterol

Um estudo em ratos alimentados com agrião por 30 dias mostrou resultados significativos em relação a redução do colesterol e triglicerídeos. 

Como fazer – Receitas de suco de agrião 

1. Receita de suco de agrião com abacaxi

Ingredientes:

  • 4 xícaras de chá de agrião;
  • 4 fatias de abacaxi;
  • 1 l de água mineral gelada.

Modo de preparo:

Lavar o agrião e o abacaxi; Levar todos os ingredientes ao liquidificador e bater bem. Após, servir-se imediatamente, com um pouco de gelo, se assim desejar.