Tire sua duvida: a banana engorda ou perde peso?


A banana é muito popular na culinária latino-americana, especialmente no Caribe, embora seja um alimento amplamente consumido em todo o mundo. É geralmente associado a pratos deliciosos, doces e salgados, insalubres e sua relação com as bananas. Por esses dois motivos, as bananas são consideradas indesejáveis ​​nas dietas para emagrecer, mas será verdade ou será outro mito?

Convidamos você a descobrir, junto com o Fala Simões Filho, se devemos nos privar do sabor requintado das bananas enquanto nos livramos de alguns quilos a mais. Continue lendo para descobrir se a banana engorda ou não .

Valor nutricional da banana

Muitas pessoas confundem bananas com bananas . Por esse motivo, é importante detalhar as diferenças entre eles primeiro. Se compararmos bananas e bananas em geral, elas produzem nutrientes e compostos muito semelhantes. No entanto, as quantidades variam e alguns outros aspectos. Por exemplo, banana e banana são bons fornecedores de carboidratos, mas na banana são amidos e na banana são açúcares mais naturais (principalmente glicose e frutose). Além disso, as bananas contêm mais açúcar que as bananas. Para ilustrar melhor, aqui estão os valores nutricionais de ambos:

Composição nutricional de bananas por 100 gramas

  • Carboidratos: 20,8 g
  • Proteínas: 1,06 g
  • Fibra: 2,55 g
  • Gorduras: 0.27 g
  • Sódio: 1 mg
  • Cálcio: 7,3 mg
  • Ferro: 0,59
  • Magnésio: 0 mg
  • Fósforo: 23 mg
  • Potássio: 370 mg
  • Vitamina A: 0,04 mg
  • Vitamina B2: 0,07mg
  • Vitamina B3: 0,98 mg
  • Vitamina C: 11,5 mg

Composição nutricional de bananas por 100 gramas

  • Carboidratos: 20 g
  • Proteínas: 1,2 g
  • Fibra: 3,4 g
  • Gorduras: 0,3 g
  • Sódio: 1 mg
  • Cálcio: 9 mg
  • Ferro: 0,6 mg
  • Magnésio: 38 mg
  • Fósforo: 28 mg
  • Potássio: 350 mg
  • Vitamina A: 18 mg
  • Vitamina B6: 0,51 mg
  • Vitamina C: 10 mg

Calorias de banana

Depois de revisar a composição nutricional da banana, o que realmente queremos saber para determinar se a banana engorda ou não é o número total de calorias. Bem, 100 gramas de banana contêm 95,03 calorias . Obviamente, essa quantidade corresponde à fruta fresca e no ponto certo de maturação; portanto, se a consumirmos mais madura, o número aumentará porque terá mais açúcares.

Por outro lado, 100 gramas de banana contêm 94 calorias. Como podemos ver, a ingestão calórica é praticamente a mesma nas duas variedades.

Benefícios e propriedades das bananas

Banana e banana parecem tanto no mundo da culinária quanto nos benefícios que trazem para o corpo. Seus benefícios são tantos que podemos ficar aquém, mas aqui reunimos os mais representativos:

  • Favorece o controle da pressão sanguínea graças ao seu alto teor de potássio e baixo sódio.
  • Regula os níveis de colesterol devido à sua grande contribuição de fibras solúveis.
  • Previne e combate a gota, artrite e reumatismo, graças ao seu poder anti-inflamatório.
  • Melhora o sistema digestivo , protegendo-o de patologias gastrointestinais. Banana e banana, verdes ou maduras, são altamente recomendadas para muitos tipos de doenças digestivas (gastrite, úlceras, náusea, diarréia, etc.).
  • Previne e ajuda a tratar úlceras . Usar farinha de banana como cura interna para úlceras é um medicamento natural muito comum na Índia, pois a leucocianidina que ela contém diminui a inflamação do sistema digestivo e protege a mucosa.
  • Alivia picadas de insetos . A banana e a casca de banana servem como remédio natural contra picadas de insetos, graças aos seus açúcares, que ajudam a eliminar o líquido da picada. Para este remédio, você só precisa esfregar o interior da concha na área afetada.
  • Promove a cicatrização de feridas ou queimaduras . Aplicada como solução tópica, a banana e a banana podem acelerar o processo de cicatrização desse tipo de lesão, sem causar complicações.
  • Alivia azia ou azia . A banana é muito eficaz contra a acidez, pois funciona como um envelope gástrico.
  • Reduz a acidez do sangue . A banana é muito alcalina, por isso aumenta essas reservas no organismo e evita a acidez no sangue (acidose).
  • Pode ajudar a prevenir o câncer . A banana, graças aos seus abundantes antioxidantes e seu poder anti-inflamatório, acompanhada de uma dieta rica em vegetais e outras frutas, pode ajudar a prevenir diferentes tipos de câncer, principalmente o colorretal, segundo estudos realizados pelo Dr. López Farré.
  • Combate a constipação graças ao seu alto teor de fibras, suas contribuições em fruto oligossacarídeos e por ser um alimento com baixo teor de FODMAP.
  • Previne e controla a anemia . Bananas e bananas estimulam a produção de hemoglobina, portanto, seu consumo é muito conveniente em casos de anemia. Confira este outro artigo com sucos: ” Sucos para anemia “.
  • Ajuda a combater a nefrite e pedras nos rins . Devido à sua baixa quantidade de sódio e à sua grande quantidade de potássio, evita a retenção de líquidos e a formação de edema.
  • Recupera o corpo da fadiga e aumenta sua capacidade de resistência, pois fornece energia imediata abundante. Isso acontece graças à combinação de carboidratos e potássio, ambos essenciais na atividade muscular. Além disso, fornece vitaminas do grupo B, que contribuem para a produção de energia nas células.
  • Evite cãibras e restaure sais minerais . A banana é rica em potássio e magnésio, por isso restaura rapidamente os minerais perdidos durante a transpiração.
A banana engorda ou perde peso?  - Benefícios e propriedades das bananas

A banana engorda?

Certamente você já deve ter ouvido falar de um mito generalizado sobre a banana e todas as suas variedades sobre sua incompatibilidade com dietas para emagrecer. No entanto, essa crença muito difundida é sustentada, em grande parte, justificando o número de calorias que ele fornece. Que diário se lhe dissermos que isso é falso? Aqui estão as razões para esta declaração:

  • Sim, uma banana grande fornece 95 calorias por 100 gramas. Portanto, consumindo um pequeno, você reduzirá significativamente o número de calorias.
  • As calorias da banana são sustentadas por nutrientes, ou seja, não são calorias vazias .
  • O comportamento dos nutrientes e compostos no corpo é importante. Embora dois alimentos possam contribuir com uma grande porcentagem de calorias, se os componentes de um deles causam processos favoráveis ​​à redução de peso, as calorias perdem relevância.
  • A banana fornece carboidratos complexos, especialmente amido retrógrado, um tipo de amido que se comporta como fibra, pois não é assimilável ao organismo. A fibra ajuda a controlar os níveis de glicose no corpo e no colesterol, ambos muito benéficos para a perda de peso.
  • Esta fruta não contém gordura .
  • Produz saciedade graças a amidos e fibras.

Em conclusão, a banana é excelente para perder peso se você a consumir moderadamente e se a preparar adequadamente para esses casos. Então, como comer banana para não engordar? Muito simples, cru! A melhor maneira de comer frutas e se beneficiar de todos os seus benefícios é inteira e fresca, sem esmagar e sem cozinhar.

A banana engorda à noite?

Outro mito generalizado sobre bananas refere-se a você ganhar ou não peso à noite. Como com outras frutas, não se trata de engordar mais ou menos durante o dia ou a noite, o horário em que ingerimos esses alimentos não afeta, afeta o que é preciso para dormir mais tarde . Ou seja, quando a hora de dormir se aproxima, reduzimos significativamente nossas atividades físicas; portanto, a queima de calorias também é reduzida. O que significa isto? Se você consumir algumas frutas ou alimentos muito energéticos e não as queimar, você armazenará essas calorias na forma de gordura.

No entanto, embora a banana seja uma fruta rica em energia, seu uso pode ser prolongado durante a noite. Porque Porque contém triptofano que promove o sono e contribui para o crescimento muscular durante o descanso noturno. Ou seja, se você consumir moderadamente, a banana não engorda, pelo contrário, pode beneficiar muito, mesmo na perda de peso e no desenvolvimento muscular.

Quem nunca ouviu falar que a banana engorda? A verdade é que é outro dos mitos da comida e depois revelaremos por que a banana não engorda:

  • O amido que ele contém promove a perda de peso , pois diminui os níveis de glicose e reduz os lipídios no sangue, favorecendo pessoas com problemas de obesidade e síndrome metabólica.
  • Seu conteúdo calórico é proporcional aos nutrientes que fornece. As calorias que ele fornece não são calorias vazias, mas cheias de nutrientes que favorecem seu corpo.
  • A quantidade de calorias não é relevante, se você não considerar a reação dos nutrientes no corpo. Mais importante do que a carga calórica em si é como certos alimentos reagem no corpo.
  • Contém poucas calorias . Uma banana grande contém entre 85-110 calorias; no entanto, uma banana média contém 82 calorias e uma banana pequena, aproximadamente 54 calorias. Se você consome uma banana média ou pequena, você consome poucas calorias e, em troca, recebe nutrientes importantes.
  • Produz um efeito de saciedade . Devido ao seu alto teor de fibras, cria uma sensação de plenitude.
  • Um deleite saudável para a dieta. Esta fruta fornece uma alternativa doce mas saudável para quem está em regime alimentar, especialmente se for muito rigoroso.
  • Melhore o seu humor devido ao triptofano.
  • Isso traz muita energia . A alta porcentagem de potássio e magnésio dessa fruta faz com que seja uma excelente fonte de energia rápida e saudável.
  • Controla os níveis de colesterol devido ao seu alto teor de fibra alimentar.
  • Regula o trânsito intestinal graças à pectina e às fibras solúveis.

Como está a dieta da banana?

Agora que você sabe que a banana não engorda, o que você diria se lhe disséssemos que, ao comer banana, você perderá peso em apenas 4 dias? Inacreditável, certo? Bem, essa é a dieta da banana, uma proposta que viralizou nas redes. Seu inventor é o médico japonês Hitoshi Watanabe, que escreveu o livro intitulado Morning Banana Diet , onde expõe as virtudes da banana e como ela contribui para a perda de peso corporal. No entanto, essa dieta “milagrosa” não é a favorita dos nutricionistas , que afirmam que ela não atende aos requisitos de uma dieta saudável. Isso ocorre porque uma dieta saudável e equilibrada deve ser composta de alimentos variados e pertencer a diferentes grupos.

O que você acha? Você tentaria fazer isso? Para tirar suas próprias conclusões, compartilhamos um menu de dieta de banana com mais ingredientes do que isso:

  • Café da manhã : 1 banana com 1 copo de água morna (você também pode tomar chá sem leite ou açúcar). Segundo seu criador, isso estimula o metabolismo a eliminar toxinas do corpo, naturalmente.
  • Meio da manhã : você pode consumir banana ou outras frutas.
  • Almoço : salada e arroz.
  • Lanche : você pode consumir banana ou outras frutas.
  • Jantar : cedo e leve, por volta das 20:00. Um prato sugerido para esse horário é legumes e peru, também serve frango ou peixe, mas sempre assado ou grelhado. Você pode verificar: Água com limão, isso realmente ajuda você a perder peso?

Quais são as principais restrições da dieta da banana?

  • Evite o consumo de vinho, leite, álcool, sobremesas, doces e frituras.
  • Coma apenas alimentos como bananas, frutas, carnes magras, peixe branco, arroz e legumes.
  • Faça uma caminhada diária (não são necessários outros exercícios extenuantes).
  • Coma apenas frutas entre as refeições.
  • Beba bastante água diariamente.
  • Coma porções moderadas durante o almoço e jantar.