Veja quais os benefícios da cebola roxa para a saúde


Um estudo do Departamento de Genética Vegetal e Biotecnologia destacou os benefícios da cebola devido ao seu conteúdo de flavonóides, antocianinas, que conferem a cor vermelha ou roxa e quercetina. Portanto, possui propriedades antiplaquetárias, antitrombóticas, antibióticas e até anti-asmáticas. Além disso, uma forte atividade antioxidante foi demonstrada para a cebola roxa, como este estudo prova , mas não apenas. De acordo com a análise completa deste estudo, este alimento natural também reduziria a obesidade, hipertensão, hiperlipidemia e diabetes.

Tem um efeito hipoglicêmico

Diabetes é um distúrbio do metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. A cebola roxa ou Allium Cepa foi objeto de um estudo , a fim de conhecer seus efeitos clínicos hipoglicêmicos em pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2. O resultado foi conclusivo, pois se constatou que esse vegetal teve um efeito hipoglicêmico e pode ser considerado como um complemento alimentar no tratamento do diabetes .

Previne doenças cardiovasculares

Assim como o alho, a cebola tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, conforme declarado neste estudo . Foi assim demonstrado que o extrato das lâmpadas de Allium Cepa tem um efeito potencial sobre os danos isquêmicos do coração.

Ajuda a reduzir a hipertensão

Os efeitos da cebola roxa na hipertensão também foram avaliados pelos pesquisadores e concluiu-se que a quercetina contida na cebola vermelha reduzia a pressão arterial sistólica em indivíduos que receberam cápsulas contendo 54 mg de quercetina.

Ajuda a reduzir a obesidade

Considerada uma doença, a OMS define obesidade como uma pilha anormal e excessiva de gordura corporal que pode prejudicar seriamente a saúde. Em um estudo , foi demonstrado que o óleo de cebola tinha propriedades anti-obesidade por ter uma ação no perfil lipídico sérico.

Agora que os benefícios da cebola vermelha foram determinados, oferecemos uma receita nutritiva de salada, combinando tomate e azeite. Recomenda-se o uso de ingredientes orgânicos para evitar danos aos pesticidas

Receita de salada de cebola para acompanhar seus pratos

Ingredientes

  • 2 cebolas vermelhas pequenas
  • 1 suco de limão
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 3 tomates
  • 1 colher de sopa de coentro
  • Um pouco de sal e pimenta

Preparação

Pique as cebolas e coloque-as em uma tigela, adicione o sal e deixe descansar por um tempo. Em seguida, cubra a cebola com água morna e deixe descansar por mais dez minutos para suavizar o sabor.

Enxágue e torça e adicione o suco de limão e um pouco de sal.

Corte os tomates em fatias finas, adicione a cebola, o azeite, o coentro e misture tudo.

Para variar os prazeres, você pode incorporar outros ingredientes a esta salada, como pepinos, pimentões ou mesmo cenouras ou abacate, para uma infinidade de nutrientes e sabor.