Vice-prefeito de Simões Filho representa a cidade na cerimônia canonização de Irmã Dulce


Foto: Reprodução

 

A cidade de Simões Filho, na região Metropolitana de Salvador, foi representada na Canonização de Irmã Dulce pelo  vice-prefeito Sid Serra (PSDB), que viajou para o Vaticano para acompanhar a celebração em companhia da secretária de administração Simone Costa e do padre José Miguel.

 O trio acompanhou toda cerimônia, e fez questão de estender a bandeira do município onde a freira canonizada construiu um orfanato em 1964 e hoje funciona o Centro Educacional Santo Antonio (CESA).

Nas redes sociais Sid Serra expressou sua gratidão e falou sobre a emoção de participar do momento histórico para todos os brasileiros. “Canonizada! A nossa Irmã Dulce, passa a ser chamada Santa Dulce dos Pobres. Participei desse momento histórico para o nosso município e também para o Brasil. Nas nossas orações a gratidão e o pedido de união e paz. Santa Dulce dos Pobres, rogai por nós”, declarou Serra.

 A cerimônia foi realizada  na Praça de São Pedro, e contou com a presença de varias autoridades politicas do Brasil e da Bahia. O vice-presidente da República Hamilton Mourão, do presidente do Senado David Alcolumbre, da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, o governador da Bahia, Rui Costa e o prefeito de Salvador, ACM Neto também estiveram presentes.

Obras Sociais de Irmã Dulce em Simões Filho

O Centro Educacional Santo Antônio (CESA) é um dos 21 núcleos de atendimento das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Localizada no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, a unidade, fundada em 1964 por Irmã Dulce, nasceu como um orfanato no qual a freira baiana abrigava meninos sem referência familiar. Em 1994, tornou-se uma escola em tempo integral, com foco na qualidade do ensino básico, sendo hoje uma referência na adoção de boas práticas de gestão alinhadas com princípios de excelência na área educacional.

Em parceria com as Secretarias de Educação do Estado da Bahia e do Município de Simões Filho, o CESA atende cerca de 787 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Com um modelo de ensino que engloba do primeiro ao nono ano (Ensino Fundamental I e II), o Centro oferece ainda acesso à arte-educação, inclusão digital, iniciação profissional, atividades esportivas, assistência odontológica, alimentação, fardamento e material escolar gratuitos. O complexo dispõe também de uma unidade de sustentabilidade, o Centro de Panificação, responsável pela produção e comercialização de variados tipos de pães, panetones e outros produtos, cuja receita das vendas é totalmente revertida para a manutenção de suas atividades.

Educação Integral

A proposta pedagógica do CESA envolve planos por áreas de conhecimento, que agregam o potencial de ensino das atividades complementares. Através do projeto De olho no Futuro, os educadores e equipe gestora passam por uma formação em didática e estrutura das áreas de conhecimento; discussão das teorias do desenvolvimento; psicologia cognitiva e reflexão sobre a práxis. Além disso, o projeto contempla o acompanhamento pedagógico a alunos com baixo rendimento.