
O clima foi de tensão e emoção durante a cerimônia de posse do novo comandante do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMB), ocorrida nesta segunda-feira (31), em Simões Filho. O ex-comandante da corporação, coronel Adson Marchesini, surpreendeu o público ao fazer um discurso contundente e carregado de emoção, em que questionou publicamente sua exoneração e criticou a postura do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
A exoneração de Marchesini foi publicada no Diário Oficial do Estado na última terça-feira (25), após sua saída do cargo que ocupava desde 2021. Durante seu discurso, ele revelou não ter sido avisado previamente da decisão e expressou profunda tristeza com a forma como foi dispensado da função.
“Quando tomei conhecimento que fui exonerado, não vou mentir, fiquei muito triste com o senhor [Jerônimo]. Não tenho raiva, mas aquele sentimento de dor. O que foi que eu errei para ser exonerado do Corpo de Bombeiros, uma instituição que eu lutei?”, desabafou Marchesini.
A declaração causou surpresa entre os presentes e expôs o desconforto nos bastidores da segurança pública baiana. O coronel ainda detalhou o momento em que recebeu a notícia de sua saída. Segundo ele, tudo aconteceu de forma abrupta, sem qualquer comunicação antecipada.
“Saí para trabalhar de manhã, como sempre saí, lutando pelos ideais dos Bombeiros. Quando deu 16h fui chamado para dizer: você não é mais comandante. Isso doeu muito”, afirmou. Marchesini também relatou o impacto emocional que a exoneração teve em sua família: “Foi a primeira vez que vi minha filha chorando muito.”
A cerimônia também marcou a posse do coronel Aloísio Mascarenhas Fernandes como novo comandante-geral da corporação, realizada no Instituto Militar de Ensino Superior de Bombeiros (Imesb).
Apesar das críticas de Marchesini, o governador Jerônimo Rodrigues havia afirmado anteriormente, ao anunciar mudanças no comando de diversas forças de segurança, que as trocas haviam sido “devidamente conversadas” com os envolvidos. Além de Marchesini, outros quatro gestores da área de segurança também foram exonerados no final de março.
A fala do ex-comandante gerou grande repercussão nas redes sociais e levantou questionamentos sobre os critérios adotados para as recentes mudanças no alto escalão da segurança pública baiana.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Fala Simões Filho no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.